Sobre os cursos

No campo do desenvolvimento de competências e habilidades, com foco em políticas públicas e em instrumentos gerenciais, o IBAM mantém programas de cursos presenciais e a distância, que visam fortalecer e aprimorar as capacidades dos diversos atores – governo e sociedade – criando condições favoráveis para que atuem conjuntamente seja na melhoria da qualidade urbano-ambiental das cidades, seja na modernização das estruturas de gestão mediante a responsabilidade fiscal, ou, ainda, sobre as próprias potencialidades de desenvolvimento econômico local, atuando de forma consorciada sempre que a iniciativa municipal não for suficiente.

A metodologia adotada é a construtivista, com utilização de técnicas participativas adequadas para o desenvolvimento / aperfeiçoamento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) visando à reorganização do que se aprende com o que já é conhecido pelo educando, em um processo ativo por parte de quem aprende. A mudança, além de quantitativa, é fundamentalmente qualitativa, gerando novas respostas e soluções.

Essa opção metodológica tem por premissas:

  • o estímulo à multidisciplinaridade para impedir o enfoque e a ação setorial fragmentada;
  • o incentivo ao debate democrático necessário a um pensamento independente e crítico;
  • uma relação íntima entre teoria e prática;
  • a valorização do conhecimento anterior dos participantes como ponto de partida do processo de aprendizagem;
  • uma visão de construção coletiva do conhecimento;
  • uma proposta de ruptura do isolamento burocrático (visão de dentro) por meio de processos de articulação e negociação (visão de fora).

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br