Embaixada dos Países Baixos apoia Capacitação em Plano de Resíduos Sólidos para Municípios

  voltar

Com apoio da Embaixada dos Países Baixos no Brasil, o IBAM deu início à execução do projeto Qualificação Técnica para elaboração de Planos de Resíduos Sólidos, que prevê a oferta, até junho do próximo ano, de quatro turmas de educação a distância do curso Plano de Resíduos Sólidos. As duas primeiras estão programadas para esse ano ainda, com início nos meses de agosto e outubro.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em 2010, traça diretrizes e metas para a gestão dos resíduos sólidos, dando destaque à necessidade de que Municípios e Estados elaborem planos de resíduos sólidos que permitam o planejamento e a integração das ações ligadas aos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos. Esses planos são, inclusive, precondição para que Municípios acessem recursos do governo federal para infraestrutura ligada a esses serviços.

Nessa direção, o curso oferecerá insumos técnicos, metodológicos e teóricos para apoiar a elaboração dos planos municipais que considerem as diretrizes definidas da nova lei, busquem a sustentabilidade dos serviços, bem como fomentem o controle social. 

Com carga horária de 30 horas, os participantes deverão estudar em um período de até cinco semanas em ambiente virtual de aprendizagem do IBAM (AVA-IBAM). Para assegurar o alcance das metas de aprendizagem estabelecidas, os alunos do curso contarão com mediação pedagógica, tutoria técnica especializada, apoio técnico de conteúdo e terão acesso a funcionalidades práticas, como painel dos participantes, mural, fórum, chat, enquete e glossário. Finalizada a capacitação, os participantes contarão com acompanhamento pós-curso para troca de experiências e informações, esclarecimento de dúvidas e capacitação continuada.

As inscrições são feitas pela homepage do IBAM (http://www.ibam.org.br/info/cursos). Mais informações pelos telefones (21) 2536-9726 ou (21) 2536-9737 ou pelo e-mail: sec-ensur@ibam.org.br.


Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br