Desenvolvimento, Crise e Resistência: quais os caminhos do planejamento urbano e regional?

  voltar

A primeira década do século XXI representou um período de retomada do crescimento econômico para o Brasil e para a América Latina. Influenciados pelas condições internacionais favoráveis, esses países voltaram a crescer após duas décadas de estagnação. Concomitantemente, a retomada de políticas públicas, como o fomento a políticas de desenvolvimento, a criação de novas políticas de transferência de renda e a retomada de investimentos em infraestrutura e habitação permitiram avanços na redução da pobreza e da desigualdade em vários países, fomentando impactos no desenvolvimento urbano e regional.

A crise econômica mundial, a volta da recessão econômica e a necessidade de adaptação a uma nova realidade têm ocasionado a revisão de políticas e programas, colocando em xeque os avanços obtidos pelo Brasil e a quase totalidade dos países latino-americanos.
Diante de um cenário que aponta para uma tendência de forte redução nos investimentos públicos, o retorno do aumento das desigualdades socioespaciais e a retomada da concentração da renda e riqueza, cabe o questionamento do que se fazer.
O XVII Encontro Nacional da ANPUR, com o tema “Desenvolvimento, Crise e Resistência: quais os caminhos do planejamento urbano e regional?”, a ser realizado de 22 a 26 de maio de 2017, em São Paulo, propõe-se a aprofundar a discussão acerca das questões relacionadas ao atual momento político, econômico e social do Brasil.
Nessa edição, além das mesas-redondas, sessões temáticas e sessões livres, o Encontro terá pela primeira vez uma Oficina de Pós-graduação, Oficinas de Práticas Urbanas e Sessões de Cinema. 
A submissão de trabalhos terá início em 20 de setembro e se estenderá até 20 de novembro. As regras gerais podem ser consultadas em http://anpur.org.br/xviienanpur/principal/?page_id=47.
Informações sobre inscrições são encontradas em http://anpur.org.br/xviienanpur/principal/?page_id=79.

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br