Governo do Amazonas lança programa para reduzir índices de desmatamento

  voltar

Foi divulgado na quarta-feira, 8 de fevereiro, o programa Municípios Mais Sustentáveis Amazonas (MS Amazonas), que tem como propósito a redução dos índices de desmatamento em todo o Estado. O lançamento aconteceu na sede do Governo e contou com a presença do Governador do Amazonas, José Melo, do Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, Prefeitos, Deputados e Secretários de Meio Ambiente, totalizando cerca de 300 pessoas, entre elas o Superintendente Geral do Ibam, Paulo Timm, e Nelson Issa, representante do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental (PQGA) – Municípios Bioma Amazônia desenvolvido pelo Ibam.

Durante a solenidade foram assinados termos de cooperação técnica com entidades que vão auxiliar os Municípios com ações de conservação ambiental dos recursos naturais, implantação de programa e subprogramas para a realização de capacitação e assessoria técnica, bem como o fortalecimento institucional, manejo e geração de emprego e renda nas unidades de conservação.

O PQGA, iniciativa implementada pelo Ibam com recursos do Fundo Amazônia/BNDES, tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do Bioma Amazônia por meio de ações estratégicas de capacitação em governança ambiental, assistência técnico-jurídica aos governos locais, disseminação de informações em rede e estimulo à inovação e articulação entre as três esferas de governo e a sociedade civil no campo das políticas públicas ambientais.

Para o Ministro Sarney Filho, os olhos do Brasil estão voltados para a região. “A Amazônia é um dos maiores patrimônios do país e o Governo Federal sabe de sua importância e do quão importante é sua preservação. Garantir investimentos e utilização de seus recursos naturais sem a degradação da floresta é uma medida essencial para o desenvolvimento de toda a região amazônica”, comentou.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do estado (Sema), o Amazonas vem apresentando índices alarmantes de desmatamento. Sete Municípios da região sul concentram 75% de toda a área desmatada do Estado. O objetivo do programa MS Amazonas não é apenas reduzir o desmatamento, mas também a degradação ambiental, associando a estratégia à política da nova Matriz Econômica Ambiental, que visa promover o desenvolvimento sustentável da região.

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br