IBAM participa do Fórum Brasil de Gestão Ambiental em Campinas

  voltar

O superintendente geral do IBAM, Paulo Timm, junto com a coordenadora Geral do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – PQGA, Tereza Cristina Baratta, e o coordenador de comunicação e articulação institucional do PQGA, Nelson Issa, participam desde ontem, 10 de julho, da primeira edição do Fórum Brasil de Gestão Ambiental - FBGA, em Campinas. O evento segue até o dia 12 de julho, no Expo Dom Pedro, onde estão sendo realizadas palestras, workshops, fóruns, debates, câmaras técnicas, rodadas de negócios, exposições e feira de tecnologia.

O objetivo do Fórum é promover o diálogo entre o setor público, privado, instituições e organizações não governamentais para fortalecer a gestão ambiental em âmbito nacional, em um processo de construção coletiva. Os temas discutidos incluem fortalecimento e financiamento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), desafios da regularização fundiária, uso de drones no registro de informações ambientais, direitos da natureza e políticas públicas nas cidades e gerenciamento de áreas contaminadas.

Na mesa de abertura do evento, realizado no dia 10, estiveram presentes a Presidente do IBAMA, Suely Araújo, representando o Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho; o Prefeito de Campinas e Presidente da Frente Nacional dos Prefeitos - FNP, Jonas Donizette; o Secretário Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e Presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente – Anamma, Rogério Menezes; o Superintendente Geral do IBAM, Paulo Timm; e demais autoridades.

Técnicos e lideranças de gestão ambiental de todo o país participam das atividades.Simultaneamente está sendo realizada uma feira de tecnologia com as principais novidades da indústria do meio ambiente e sustentabilidade.
Na manhã de hoje, 11, uma das atividades paralelas ao Fórum, foi a reunião da FNP. Os representantes do IBAM na agenda foram Paulo Timm, e Carlos Fonseca, da representação do Instituto em São Paulo.

O FGBA é promovido pela Anamma - Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, com a Prefeitura de Campinas, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Campinas (COMDEMA), Programa Cidades Sustentáveis, SOS Mata Atlântica, Consórcio PCJ, Ministério do Meio Ambiente, entre outras instituições.

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br