Delegação colombiana vem ao Ibam debater paradiplomacia e gestão de cidades

  voltar

Por solicitação do Centro Nacional para el Desarollo de la Administración Pública – CENDAP, o Ibam organizou, nos dias 7 e 8 de agosto, visita técnica para 10 concejales (Vereadores) de Sabaneta, Município que integra a região metropolitana de Medellin, Departamento de Antioquia, Colômbia. A missão foi supervisionada por Giovanni Rave e Natalia Castaño, respectivamente Diretor e Coordenadora Acadêmica do CENDAP.

A agenda de trabalho compreendeu visita à sede do IBAM, tendo como foco de interesse o tema Gestão das Cidades e a Paradiplomacia. Após apresentação dos programas de trabalho do Instituto pelo seu Superintendente Geral Paulo Timm, foi realizado painel de debates com as presenças de Maria Elena Rodrigues Ortz, do Instituto de Relações Internacionais da PUC/RJ e Daphne Besen, Diretora de Relações Internacionais da Prefeitura de Duque de Caxias. As exposições permitiram reflexão abrangente sobre o tema, tanto sob a perspectiva da sociedade, como também dos arranjos institucionais no âmbito das Administrações, apresentando experiências brasileiras e principais lições aprendidas pelos Municípios que se organizaram para dar início à uma atuação internacional.

No dia 8 de agosto, Andrea Pitanguy, coordenadora da visita técnica pelo IBAM, acompanhou a delegação em reunião com a Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Na oportunidade, a missão foi recebida por Pedro Bittencourt e Gabrielle Guimarães que apresentaram a estrutura, as linhas de ação e as possibilidades de contribuição da CRI para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em seguida Rudolph Hasan, assessor da Gerência de Desenvolvimento Econômico e Social da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP), expôs a experiência da gestão urbana consorciada do Porto Maravilha, tendo o grupo debatido os aspectos críticos do atual modelo do projeto de revitalização urbana e, ao final, realizado visita à área do porto.

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br