Atuação internacional

  voltar

O IBAM, mais uma vez, integrou o Comitê Técnico Assessor do Prêmio Internacional de Dubai para Melhores Práticas promovido pela Prefeitura dessa cidade-estado dos Emirados Árabes Unidos com a cooperação do escritório central do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) com sede em Nairobi, no Quênia.

O comitê foi formado por 10 membros convidados da África do Sul, Brasil, Bulgária, Camarões, Dinamarca, Espanha, Grã-Bretanha, Jordânia, Malásia e Rússia. Do Brasil, Alberto Lopes, indicado pela rede do Fórum Ibero Americano e do Caribe sobre Melhores Práticas, do qual o IBAM é membro fundador, representou o Instituto.

O grupo se reuniu em Dubai de 29 de outubro a 2 de novembro para avaliar 524 práticas inscritas de vários países de todos os continentes e regiões do mundo. Foram pré-selecionadas 110 práticas que serão submetidas ao júri final que indicará as dez práticas premiadas nas seguintes categorias: Melhores práticas, Transferência de melhores práticas, Setor privado, Prêmio individual e Pesquisa universitária. A premiação procura ainda contemplar entre os ganhadores práticas das várias regiões do mundo.

Em 2017, a premiação de Dubai completa 21 anos de existência consolidando-se como um amplo painel de iniciativas de governos, instituições e organizações não governamentais, profissionais, pesquisadores e práticos em geral comprometidos com a solução efetiva de questões que afetam a vida nas cidades e com a melhoria dos meios de vida urbanos. Assim, promotores, organizadores, avaliadores das candidaturas e premiados vêm formando ao longo do tempo uma comunidade mundial capaz de difundir um conhecimento qualificado para inspirar o bom governo, a construção da boa cidade e a afirmação da cidadania.

O júri final do Prêmio Internacional de Dubai deverá se reunir em janeiro de 2018. O processo e o noticiário da premiação podem ser acompanhados por meio da página www.dubaiaward.ae.

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br