ENAP dá início a curso de pós graduação

  voltar

O IBAM participou da cerimônia de abertura do Curso de Pós Graduação – Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local que está sendo realizado em Brasilia, para gestores municipais. Participam do curso 115 gestores provenientes de 78 municípios de todas as regiões do país.

O curso de especialização em administração pública pretende trazer renovação e modernização para a administração municipal, fortalecendo as estratégias de descentralização que são vitais para o aprimoramento das políticas públicas na contemporaneidade. Pretende abordar os desafios gerados pela urbanização das últimas décadas, identificando alternativas de trabalho que conduzam à sustentabilidade.

A aula magna, realizada no auditório da ENAP, contou com a presença de autoridades como o presidente da instituição, Francisco Gaetani, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, e o professor Dr. Edésio Fernandes - pesquisador de temas como gestão urbana e metropolitana, direito urbanístico e ambiental e programas de regularização fundiária.

Em sua fala o Prof Gaetani enfatizou que “É preciso irmos além do foco de auditoria. Precisamos ter um foco mais facilitador, mais construtivo. Esse programa é uma tentativa de iniciar uma nova página em nossa escola e essa turma é um piloto para novas possibilidades”.
Destacou entre as características deste momento a participação de orgãos como o TCU e a CGU na elaboração do programa do curso, mencionando que “A participação desses dois órgãos fundamentais na administração pública marcam uma nova fase dessas relações”.

A ideia do formato do curso é garantir a construção de um novo programa, focado na área de desenvolvimento sustentável.

A ENAP  elabora, paralelamente, a formação uma plataforma de políticas públicas que permita um diálogo intergovernamental e  entre governo e sociedade que possa ultrapassar as fronteiras brasileiras. 

"Hoje existe uma possibilidade de diálogo internacional e cooperação. E a interação entre os alunos vai permitir a materialização deste projeto”, concluiu Francisco Gaetani. 

O superintendente geral do IBAM, Paulo Timm, realizou uma breve exposição sobre a instituição, destacando a importância dessa oportunidade formativa para gestores de diversos municípios. Lembrou que o trabalho do Instituto, ao longo de seus anos de prática buscando respostas aos desafios dos governos locais, sente-se honrado em ter contribuído para a construção dos conteúdos dos diferentes temas e também com parcela significativa do corpo docente responsável pelo curso. 

Iara Alves apresentou as coordenações Acadêmica, Pedagógica e Administrativa do curso. "Um conjunto grande de instituições puderam tornar esse momento possível. Esse processo de seleção teve participação de mais de mais de 3 mil inscritos. Não selecionamos apenas um número, mas um perfil de pessoas que definirá o sucesso do curso".

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br