Seminário Mulheres mais fortes no Poder

  voltar

Será realizado pelo IBAM, em parceria com a ELERJ - Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro, e os coletivos Mapa das Minas e Feminicidades, o Seminário Mulheres mais Fortes no Poder, no dia 11 de maio, de 10:00h às 17:00hs, no Auditório da ELERJ, Rua da Alfândega, 8 - Centro - no Rio de Janeiro.

Convidamos a todas e todos para contribuir na construção de ações coletivas para a eleição de mais mulheres no executivo e legislativo.

A organização do "Seminário Mulheres mais fortes no poder: refletindo sobre as nossas estratégias de ocupação política", se insere neste âmbito ao propor uma discussão aberta com candidatas, assessorias, mulheres filiadas a partidos políticos e militantes dos movimentos feministas.

Na década de 90, intensifica-se a articulação para implementação de legislações que garantam a participação das mulheres através de cotas por sexo nas candidaturas dos partidos. Neste contexto, em 1996, o IBAM,  em conjunto com a bancada feminina do Congresso Nacional e os movimentos feministas e de mulheres, realizaram ampla campanha de capacitação das candidatas, o “Mulheres sem medo do Poder”.

Após mais de 20 anos dessa mobilização, outras iniciativas foram organizadas por diferentes articulações e instituições, mas o cenário de representação feminina dos cargos do executivo e legislativo ainda permanece baixo. Segundo relatório “Mulheres no Parlamento 2015: uma revisão anual” elaborado pela ONU Mulheres em parceria com a União Interparlamentar (UIP), dos 174 países analisados, o Brasil ocupa a 167º do ranking de participação das mulheres no executivo e a 154ª posição com relação aos cargos do legislativo. Diante desses indicadores e dos atuais questionamento sobre a cultura política brasileira, torna-se necessário reforçar e ampliar os debates sobre as estratégias de fortalecimento da atuação das mulheres no poder. 

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br