Saiu o novo número da Revista de Administração Municipal

  voltar

Em sua edição 293, a revista traz questões urbanas e ambientais da Amazonia. Ainda no âmbito do PQGA – Programa de Qualificação da Gestao Ambiental Municípios Bioma Amazônia, os documentos publicados alimentaram importantes debates apresentados em 2017 na Sessão Livre “Apropriação da terra, qualidade ambiental e cidades na Amazônia” realizada durante o XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ENANPUR). A atividade coordenada pelo IBAM reuniu técnicos da própria instituição e parceiros da região.

A gestão ambiental e territorial no Brasil envolve o enfrentamento de questões que, apesar das especificidades que podem assumir em cada lugar, se mostram recorrentes nas diferentes regiões do país: conflitos fundiários, condicionantes socioambientais, interação entre áreas urbanas e rurais, padrões de urbanização, papel do município no controle do uso do solo e na proteção do meio ambiente, entre outras.

Todas elas se entrelaçam nos esforços de construção de agendas tanto no campo do direito ao meio ambiente equilibrado como no campo do direito à cidade. Nesse contexto, se confirma, cada vez mais, que governos locais têm papel essencial a exercer na formulação e implementação de políticas que busquem articular as diferentes dinâmicas presentes no território e a promoção de alternativas sustentáveis para o desenvolvimento local.

Esta edição da RAM aborda alguns desses temas, convidando os leitores, de todo o país, a participar da reflexão sobre o bioma que abrange quase metade do território brasileiro. A questão da Amazônia não é mero regionalismo, mas de interesse nacional, que requer compromissos e políticas para enfrentamento dos desafios de preservação da floresta em pé e de manutenção da sociobiodiversidade do bioma.

Clique aqui para acessar a nova edição na íntegra. Façam uma boa leitura e até o próximo número!

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br