Aluno de especialização da ENAP e do IBAM leciona curso a gestores

  voltar

Para a maioria dos gestores de Municípios brasileiros, o conhecimento e o domínio na operacionalização do Sistema de Convênios– SICONV, do Governo Federal, se constitui em importante instrumento que viabiliza a captação de recursos para projetos que respondam aos desafios da gestão local e atendam às demandas de suas comunidades.

Ao constatar essa realidade, o participante do Curso de Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local, na área de Infraestrutura Local,  Manuel de Almeida, da Prefeitura de Chapadinha – MA, conseguiu, junto ao ponto de cultura ILEXPP, promover e realizar o curso do SICONV, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP e do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM.

“Geralmente, as Prefeituras esperam que os servidores dominem completamente essa ferramenta mesmo sendo responsáveis por projetos muito diferentes. É importante essa troca de experiências para sabermos lidar com situações distintas durante nosso trabalho”, ressaltou Manoel.

O curso do SICONV teve carga horária de 75 horas e as aulas foram realizadas no turno noturno, em um dos laboratórios de informática da ENAP, contando com cerca de 40 alunos das quatro turmas do Curso de Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local.

A pluralidade de regiões foi representada por alunos de mais de 35 municípios do país como Goiânia (GO), com Anibal Silva; Novo Repartimento (PA), com Rangel Sousa; Manaus (AM), com Efraim Félix, e Santa Maria (RS), representada por Meri Raquel Machado. Nesta semana, aconteceu a solenidade de encerramento do curso com a entrega dos certificados de conclusão pelo idealizador da atividade, Manoel Almeida, e pelos coordenadores do IBAM de áreas específicas do Curso de Especialização, Leonardo Mello (área de Gestão Pública Municipal) e Nelson Issa (área de Infraestrutura Local).

Durante o encerramento da atividade, a turma se emocionou com o depoimento da participante Vanda Anselmo, da Prefeitura Municipal de Russas, Ceará. Ela agradeceu publicamente a iniciativa do colega de especialização pela dedicação e vontade de compartilhar conhecimentos: “Manoel é disponível e acessível. O mundo precisa de pessoas como ele. Gente que tem o saber, disponibiliza esse saber e o democratiza. Vemos que o mundo nos dá essas oportunidades e que é possível mudá-lo para melhor. Podemos ser esses agentes de transformação e de melhoria das políticas públicas em nossos locais de trabalho”, finalizou Vanda Anselmo. 

 

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br