IBAM e Enap realizam solenidade de encerramento

  voltar

Em parceria inédita com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o IBAM realizou, na última segunda-feira, em Brasília, o encerramento do curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local. A oferta desse curso marca a primeira vez em que a Enap promoveu uma capacitação sólida e intensiva para a formação de quadros municipais, contando com a expertise do IBAM na temática. O objetivo foi aumentar a capacidade de gestores de Municípios na utilização de ferramentas e instrumentos de planejamento, orçamento, governança, gestão de risco, elaboração e monitoramento de projetos, associados a conhecimentos técnicos de gestão pública municipal, gestão metropolitana, infraestrutura local e planejamento territorial.

Entre os convidados que compuseram a mesa de solenidade estão o Superintendente Geral do IBAM, Paulo Timm, Francisco Gaetani (Enap), Regina Esteves (Comunitas), Cassiano Alves (Sedes/MP), Salete Valesan (Flacso Brasil), Victor Burns (BNDES), Ian Ramalho (BNDES), Cláudio Ribeiro (Secretaria Nacional de Articulação Social), Gilberto Perre (FNP) e Moema Freire (PNUD). 

A Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local marca um esforço de aproximação da administração pública federal com a realidade da gestão pública municipal. Os participantes do curso passaram por uma imersão na realidade da Gestão Pública, contando com palestras, atividades práticas e visitas técnicas para aproximar a formação da vivência prática de cada estudante. Além de estreitar a relação do Governo Federal com os gestores locais, a iniciativa visou fortalecer a capacidade de entes subnacionais em gerir, de forma qualificada, as organizações públicas e recursos locais, de forma a aprimorar a oferta de serviços públicos.

Após a conclusão da carga horária presencial e apresentação do projeto de pesquisa, os participantes terão o prazo de até 120 dias para elaboração e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), que contemplará projetos de intervenção voltados a gestão do Município de origem do servidor. O participante contará com o acompanhamento e apoio do professor-orientador e de um examinador. Os trabalhos serão divulgados no Repositório da Enap e os melhores projetos farão parte de uma futura publicação.

A capacitação teve como público-alvo servidores(as), efetivos(as) ou comissionados(as), empregados públicos municipais/distritais e servidores(as) ou empregados(as) de consórcios municipais (ou cedidos a consórcios municipais) ocupantes de cargos efetivos e/ou em comissão, em exercício na administração direta ou indireta municipal/distrital ou em consórcio público municipal, em áreas relacionadas a planejamento, orçamento, gestão, administração, obras, infraestrutura, transporte e planejamento urbano totalizando 113 participantes, que vieram de 73 Municípios, em diversas partes do país.

 

Turma de Gestão Metropolitana

 

Turma de Gestão Municipal

 

,

Turma de Infraestrutura Local

 

Turma de Planejamento Territorial

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br