Campanha para arrecadar embalagens longa vida

  voltar

Um programa de coleta seletiva está sendo desenvolvido em Ilhéus por meio da realização de uma Microaliança Público Privada (Micro APP) entre o governo municipal, a iniciativa privada e organizações de catadores. A Micro APP é um programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de fomento em âmbito local de alianças colaborativas entre o setor público e o privado. O Programa conta ainda com a participação da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), por meio de contrato firmado com o Instituto Brasileiro para a Administração Municipal (IBAM) e com ONG Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre).

Juntas, estas entidades estão atuando em estreita cooperação com a
Prefeitura Municipal de Ilhéus, que por meio do Decreto Municipal 067/2011, instituiu um Grupo de Trabalho especialmente para acompanhar, desenvolver e validar as ações do programa de coleta seletiva. O GT é formado ainda pela Cooperativa Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa), Câmara de Vereadores, Grupo Ação Ilhéus, Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá e Secretarias Municipais de Educação, Indústria, Comércio e Planejamento, Meio Ambiente, Assistência Social e Trabalho, Desenvolvimento Urbano e Saúde.

Uma das ações que o programa vai promover em Ilhéus é o lançamento da campanha de coleta de embalagens Tetra Pak (caixinhas Longa Vida) no próximo dia 23 na sede da Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá, às 9 horas.

Segundo explicou a assistente social e uma das coordenadoras da iniciativa, Manuela Spínola, no período de 26 a 30 de setembro estará disponível em todas as escolas da zona sul um recipiente para armazenamento das embalagens para que alunos, funcionários e pais levem o material limpo e seco para estes locais. "Outras pessoas da comunidade que tenham interesse em participar poderão encaminhar o material diretamente para a Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá que também será um ponto de coleta".

O objetivo da campanha, além de sensibilizar a população para a importância de segregação de seus materiais recicláveis secos, é a doação de todas as embalagens arrecadadas para a Coolimpa, que através de uma parceria com a Tetra Pak a vai trocar as embalagens por telhas feitas do mesmo material para colocação no futuro galpão de recepção e triagem de materiais recicláveis da cooperativa que está sendo construído no Aterro Sanitário do Itariri. "Além do apoio à estruturação da Coolimpa, a iniciativa vai servir para auxiliar um programa piloto de coleta seletiva que envolve a zona sul da cidade e os catadores que ali atuam", explicou o secretário Alisson Mendonça.

A iniciativa será gradualmente estendida às demais regiões da cidade que,
posteriormente, também serão convidadas a aderir à campanha de coleta de embalagens Tetra Pak. "O sucesso deste projeto depende largamente da adesão da comunidade que, juntamente com os catadores de materiais recicláveis, será beneficiada com ganhos de ordem ambiental e social", reiterou o secretário Harildon Machado.

Fonte: http://www.ilheusamado.com.br/?p=2857#more-2857

Veja também:

Entrevista de Paulo Timm inaugura acordo entre o CRA-RJ e IBAM

Inscrições abertas para o MBA em Gestão e Políticas Públicas Municipais

Conselho de Administração do IBAM é renovado

Seleção Pública para o Programa Trabalho e Empreendedorismo da Mulher – Pará e Pernambuco

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br