Informe

Plano Metropolitano é lançado em Cuiabá +

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (Agem-VRC) realizou, no dia 5 de julho, um evento de lançamento do livro que apresenta a síntese dos diagnósticos realizados, bem como as propostas de intervenção e o anteprojeto da Lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (PDDI-VRC). O plano é resultado de um processo de trabalho coordenado pela Área de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do IBAM junto à Agem, vinculada ao Governo do Estado de Mato Grosso, e aos seis Municípios que integram a região: Acorizal, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande.

IBAM e Enap realizam solenidade de encerramento +

Em parceria inédita com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o IBAM realizou, na última segunda-feira, em Brasília, o encerramento do curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local. A oferta desse curso marca a primeira vez em que a Enap promoveu uma capacitação sólida e intensiva para a formação de quadros municipais, contando com a expertise do IBAM na temática. O objetivo foi aumentar a capacidade de gestores de Municípios na utilização de ferramentas e instrumentos de planejamento, orçamento, governança, gestão de risco, elaboração e monitoramento de projetos, associados a conhecimentos técnicos de gestão pública municipal, gestão metropolitana, infraestrutura local e planejamento territorial.

Participantes de curso de especialização do IBAM em parceria com a Enap visitam áreas regularizadas +

Os participantes do Curso de Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local, da turma com foco em Planejamento Territorial, realizaram visita técnica acompanhados pela coordenadora Rosane Biasotto às localidades Sol Nascente e Pôr do Sol, em Ceilândia, considerados os maiores complexos de terras públicas, chamados de assentamentos informais do Distrito Federal. A visita foi conduzida pelo arquiteto e urbanista Luiz Sarmento, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF). A companhia é responsável pela implementação da Lei de Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo, aplicada em 10 escritórios espalhados pelo Distrito Federal.

Aluno de especialização da ENAP e do IBAM leciona curso a gestores +

Para a maioria dos gestores de Municípios brasileiros, o conhecimento e o domínio na operacionalização do Sistema de Convênios– SICONV, do Governo Federal, se constitui em importante instrumento que viabiliza a captação de recursos para projetos que respondam aos desafios da gestão local e atendam às demandas de suas comunidades.

Homenagem a Carlos Nelson Ferreira dos Santos +

O Instituto Pereira Passos, a Escola de Arquitetura e Urbanismo - EAU/UFF, a Editora da Universidade Federal Fluminense – EDUFF, a Casa 8, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro e o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/RJ vão promover o lançamento do livro “Sementes urbanas”, organizado por Maria de Lourdes Pinto Machado Costa e Maria Laís Pereira da Silva, que reproduz ensinamentos do urbanista Carlos Nelson Ferreira dos Santos, ex-Chefe do Centro de Pesquisas Urbanas do IBAM e respeitado especialista do ramo.

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br