Informe

Reunião Geral da FNP conta com participação do IBAM em debates +

No período de 8 a 11 de outubro foi promovida, em Salvador, a 76ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos – FNP, estruturada por temas e subtemas que originaram debates plurais e inovadores sobre políticas públicas municipais. A Superintendente da Área de Organização e Gestão, Claudia Ferraz, e a Assessora Técnica, Patrícia Araújo, representaram o IBAM nas conferências.

IBAM presente no VII Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza +

Entre os dias 02 e 04 de outubro, aconteceu o VII Seminário Internacional de Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina. O evento, organizado pela Profa. Dra. Silene de Moraes Freire, ocorreu na UERJ e contou com a participação de pesquisadores latinos e europeus que debateram sobre o papel do Estado e da Sociedade Civil na Garantia de Direitos; Direitos Humanos e Questão da Violência no Universo Infanto-juvenil na América Latina, entre outros temas.

Mensagem pelo aniversário do IBAM +

A educadora e membro do Conselho de Administração e da Assembleia Geral do IBAM, Terezinha Saraiva, publicou expressivo artigo no jornal Folha Dirigida, seção “Educação”, de 10 a 16 de outubro de 2019. Conheça as reflexões da professora, a seguir.

Preservação de acervos digitais e sistema para gestão de bibliotecas são temas de eventos no RJ +

No final do mês de setembro, aconteceram importantes eventos no Rio de Janeiro sobre preservação de acervos digitais e apresentação de software para gerenciamento de escolas e bibliotecas, com presença da representante do IBAM, a bibliotecária Cinthia Pestana. O primeiro evento, o “Preserva.ME – Encontro Internacional de Preservação e Memória”, ocorreu nos dias 25 e 26, no Museu de Arte do Rio, e foi promovido pelo Centro da Memória da Eletricidade.

Regularização Fundiária é tema de capacitação em Rio das Ostras +

O ordenamento jurídico do país não tem sido suficiente para efetivar a função social da cidade e enfrentar o nosso grave passivo urbano e socioambiental. São muitos os problemas que os municípios apresentam decorrentes do padrão precário de ocupação, do acesso informal à habitação e dos processos de ilegalidade presentes nos seus territórios. Assim, o surgimento de novidade em tema crítico como a regularização fundiária merece correto entendimento por parte das administrações locais para levarem adiante iniciativas responsáveis no âmbito de suas políticas urbanas.

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br