Informe

Homenagem a Carlos Nelson Ferreira dos Santos +

O Instituto Pereira Passos, a Escola de Arquitetura e Urbanismo - EAU/UFF, a Editora da Universidade Federal Fluminense – EDUFF, a Casa 8, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro e o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/RJ vão promover o lançamento do livro “Sementes urbanas”, organizado por Maria de Lourdes Pinto Machado Costa e Maria Laís Pereira da Silva, que reproduz ensinamentos do urbanista Carlos Nelson Ferreira dos Santos, ex-Chefe do Centro de Pesquisas Urbanas do IBAM e respeitado especialista do ramo.

Servidor da Prefeitura profere palestra na Escola Nacional de Administração Municipal, em Brasília +

A Prefeitura de Araras foi convidada pelo IBAM para apresentar a experiência que o Município tem em Gestão Energética Municipal aos participantes do curso de especialização em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local, na área de Infraestrutura Local, coordenada por Nelson Issa Lino. A professora do IBAM, Luciana Hamada, foi responsável pela disciplina Gestão e Planejamento do Consumo de Energia Elétrica.

Niterói promove cursos para seus servidores +

No último dia 21 deu-se o início do programa que contempla 15 cursos presenciais, somando 27 turmas, que a Escola de Governo e Gestão – EGG de Niterói vai oferecer a seus servidores, mediante acordo firmado com o IBAM. As duas instituições acima citadas são responsáveis pela organização e realização dos cursos de capacitação que integram o componente de fortalecimento institucional do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social – PRODUIS.

Saiu o novo número da Revista de Administração Municipal +

Em sua edição 293, a revista traz questões urbanas e ambientais da Amazonia. Ainda no âmbito do PQGA – Programa de Qualificação da Gestao Ambiental Municípios Bioma Amazônia, os documentos publicados alimentaram importantes debates apresentados em 2017 na Sessão Livre “Apropriação da terra, qualidade ambiental e cidades na Amazônia” realizada durante o XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ENANPUR). A atividade coordenada pelo IBAM reuniu técnicos da própria instituição e parceiros da região.

Seminário Mulheres Mais Fortes no Poder +

No dia 11/05, o IBAM realizou em parceria com Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (ELERJ) e os coletivos Mapa das Minas, Feminicidade e Agência Chama, o Seminário Mulheres Mais Fortes no Poder. Com a participação de 65 mulheres envolvidas com representação política, entre elas candidatas, filiadas a partidos políticos, assessorias e militantes dos movimentos feministas, foram suscitados aspectos importantes para as estratégias de ocupação feminina dos espaços de poder.

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br