Informe

Municípios na Agenda 2030 +

O IBAM está desenvolvendo um trabalho junto à Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ) e dois ministérios do governo brasileiro, visando a implementação da Nova Agenda Urbana (NAU) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) junto aos Municípios brasileiros. Esses dois acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro se juntam ao Marco de Sendai e ao Acordo de Paris, constituindo um conjunto estratégico de compromissos com metas para 2030. A iniciativa integra o Projeto ANDUS, de apoio à agenda nacional de desenvolvimento urbano sustentável no Brasil.

IBAM apoia lançamento do Programa CopiCola da Prefeitura de São Paulo +

Boas parcerias criam oportunidades de ampliação do conhecimento, de vivência de novas experiências e de geração de novas estratégias para prestação de serviços à população. O IBAM, através de sua área voltada para Organização e Gestão, fechou, com a Prefeitura de São Paulo, importante parceria de apoio na divulgação de um de seus programas voltados para inovação: o Programa CopiCola que busca registrar as boas práticas adotadas na administração do Município.

Alunos de curso da Enap em parceria com o IBAM retornam às atividades +

Esta semana, os alunos do Curso de Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Enap em parceria com o IBAM, retornaram às atividades, que acontecerão até final de abril, a partir do qual terão 120 dias para finalizar seus Trabalhos de Conclusão de Curso.

IBAM celebra Dia Internacional da Mulher +

No 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher e, através deste Informe Especial, o IBAM apresenta aos seus leitores duas mensagens. A primeira delas, diz respeito a projeto de desenvolvimento de habilidades profissionais de equipes do Instituto. A segunda mensagem traz uma reflexão da economista Angela Fontes sobre a data e expressa, também, nossa perspectiva institucional sobre as políticas públicas do tema, sobretudo pela atuação do IBAM no Conselho Estadual de Direitos da Mulher (CEDIM/RJ), espaço de controle social e monitoramento das ações desenvolvidas pelo governo do estado para as mulheres fluminenses.

Análise da execução das medidas socioeducativas de meninas adolescentes, em privação de liberdade +

O IBAM, através do financiamento do Fundo Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA), apoio do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e parceria com o Ministério dos Direitos Humanos, inicia a pesquisa “Análise da dinâmica de funcionamento da execução de medidas socioeducativas de meninas adolescentes, em privação de liberdade”, em 10 cidades brasileiras.

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br