Informe

“Análises Ambientais no Sertão Carioca” é tema de colóquio com participação de analista do IBAM +

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense – POSGEO/UFF e a Associação de Geógrafos Brasileiros – AGB organizaram, no dia 19 de março, o Colóquio “Análises Ambientais no Sertão Carioca”. O IBAM participou do evento, representado pelo Geógrafo Dr. Hélio Beiroz, analista de gestão socioambiental do Instituto, que fez a mediação da mesa “Qualidade Ambiental e Conservação”.

IBAM prorroga prazo de seleção de pesquisadores no âmbito do Termo de Fomento nº 879502/2018 +

O prazo para recebimento de propostas de candidatos à vaga de pesquisador para as cidades de Belém/PA, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Rio Branco/AC e Fortaleza/CE, no âmbito do Termo de Fomento nº 879502/2018 firmado entre o IBAM e o MDH, foi prorrogado para o dia 5 de abril de 2019, até às 00:00horas.

Cursos oferecidos pelo IBAM em parceria com a Prefeitura de Niterói +

Neste mês foram encerrados dois cursos oferecidos em projeto promovido pelo IBAM em parceria com a Escola de Governo e Gestão de Niterói – EGG - o curso de Licitações e Contratos, com o professor Luiz Cláudio Chaves, e o de eSocial, com o professor Fábio Gomes. Ambos tiveram carga horária de 21hs e contaram com a participação de 40 servidores da Prefeitura em cada.

IBAM lança livro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente +

A publicação "O Município e a política de atendimento socioeducativo", de autoria de Herculis Toledo, Louise Storni e Rosimere de Souza, pesquisadores do Programa de Direitos e Cidadania do IBAM, foi lançada no dia 18 de março no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA – Rio). Na ocasião, estiveram presentes os conselheiros e gestores e técnicos de entidades da sociedade civil, que integram a rede de proteção à criança e ao adolescente na cidade. O livro pretende contribuir para que Municípios encontrem melhores caminhos para a municipalização do atendimento socioeducativo em meio aberto e, por conseguinte, alcancem bons resultados juntos aos seus adolescentes.

Municípios na Agenda 2030 +

O IBAM está desenvolvendo um trabalho junto à Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ) e dois ministérios do governo brasileiro, visando a implementação da Nova Agenda Urbana (NAU) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) junto aos Municípios brasileiros. Esses dois acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro se juntam ao Marco de Sendai e ao Acordo de Paris, constituindo um conjunto estratégico de compromissos com metas para 2030. A iniciativa integra o Projeto ANDUS, de apoio à agenda nacional de desenvolvimento urbano sustentável no Brasil.

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br