Informe

Projeto coordenado pelo IBAM concorre a prêmios +

O PAPP - Parcerias Ambientais Público Privadas, que vem sendo implementado pelo IBAM há quase seis anos, com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio – e do Ministério do Meio Ambiente, com o apoio financeiro do Fundo Multilateral de Investimentos – FOMIN – do Banco Interamericano – BID e do Fundo Sócio Ambiental -FSA - da CAIXA, foi selecionado em dois importantes concursos nacionais.

Curso da Enap em parceria com o IBAM terá início este mês +

Cerca de 1.000 servidores públicos de todas as regiões do país se inscreveram no processo seletivo para ingresso no Curso de Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ofertado pela Enap – Escola Nacional de Administração Pública - em parceria com o IBAM, e, destes, 100 foram selecionados – 36 do Nordeste, 31 do Sudeste, 15 do Sul, 11 do Norte e 7 do Centro-Oeste.

Participantes de curso da Enap em parceria com IBAM entregam trabalho final +

Após quatro meses de intensa produção, 105 dos 112 orientandos oficiais cadastrados e participantes do curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local entregaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), índice comemorado pelos professores, de 94%. No total, foram 26 orientadores, sendo 20 do IBAM e seis da Enap – Escola Nacional de Administração Pública. Os TCCs serviram como projetos de intervenção, uma vez que os gestores municipais participantes utilizaram os ensinamentos teóricos do curso para aplicá-los em sua rotina de trabalho.

Terceirização na administração pública +

Com o advento da Lei nº 13.429/2017 (cognominada Reforma Trabalhista), restou afastada a distinção entre atividade fim e atividade meio para fins de terceirização. Contudo, à luz da exigência constitucional da realização de concurso público para provimento de cargos e empregos públicos encartada no inciso II do art. 37 da Lei Maior, a terceirização de mão de obra não é admitida no âmbito da Administração Pública, somente sendo autorizada a contratação de prestação de serviços.

ENSUR promove curso “Modelagem e Gestão de Carreiras no Setor Público” +

Estão abertas as inscrições para o curso presencial de “Modelagem e Gestão de Carreiras no Setor Público”, promovido pela Escola Nacional de Serviços Urbanos” – ENSUR, do IBAM. O curso será realizado na sede do Instituto, no período de 29 a 31 de outubro, e tratará dos conceitos e metodologias de identificação, análise e modelagem de cargos e da sua estruturação em carreiras. As aulas serão ministradas por Claudia Pedreira do Couto Ferraz, mestre em Administração e superintendente da área de Organização e Gestão do IBAM.

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br