Informe

Curso promovido pela Enap em parceria com o IBAM é encerrado com êxito +

Na última semana de abril, o Curso de Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável concluiu suas atividades com a disciplina “Desafios dos Municípios Brasileiros para o Desenvolvimento Sustentável” e com uma cerimônia de encerramento. A especialização iniciou-se em novembro de 2018 e teve a participação de 100 gestores públicos de mais de 79 Municípios brasileiros que, a partir de agora, têm 120 dias para entregar seus Trabalhos de Conclusão de Curso.

Técnicos do IBAM e da Prefeitura de Porto Velho discutem fase final da revisão do Plano Diretor +

Desde abril de 2018, o IBAM vem apoiando a Prefeitura de Porto Velho na revisão do Plano Diretor e legislação urbanística do Município. Na última semana deste mês, uma comitiva da Prefeitura, com técnicos de várias secretarias, esteve na sede do Instituto, no Rio de Janeiro, para discussão das minutas das leis que estão em fase de finalização.

Alunos realizam colóquio “Boas Práticas nos Municípios Brasileiros” +

Com objetivo de possibilitar aos discentes da Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, curso promovido pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP em parceria com o IBAM, o compartilhamento de experiências exitosas de seus Municípios, foi desenvolvido, pelos próprios alunos, o colóquio “Boas Práticas nos Municípios Brasileiros”, no dia 5 de abril, na ENAP.

Consultor jurídico do IBAM é nomeado membro da Comissão de Direito Municipal da OAB - RJ +

Em março, o consultor jurídico do IBAM, Marcus Alonso Ribeiro Neves, foi nomeado membro da Comissão de Direito Municipal da OAB-RJ que tem por objetivo estudar e debater temas afetos deste ramo do Direito, regulador das mais diversas relações da Administração Pública Municipal com os particulares e, em especial, com os Munícipes, para conferir maior eficácia à prestação de serviços públicos de competência Municipal e à gestão de seu espaço territorial.

Geógrafo do IBAM participa de colóquio +

A Universidade Veiga de Almeida – UVA realizou, no dia 26 de março, o 1º Colóquio – O Geógrafo no Mercado de Trabalho. O geógrafo Dr. Hélio Beiroz, analista de gestão socioambiental do IBAM, participou da mesa “O papel do geógrafo na construção de políticas públicas e sua atuação com licenciamento ambiental”. O evento abordou perspectivas e a relevância da atuação profissional do/a geógrafo/a na área pública, terceiro setor e empresas com ênfase sobre a atuação no planejamento e gestão territorial e ambiental.

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br