Informe

Atuação internacional +

O IBAM, mais uma vez, integrou o Comitê Técnico Assessor do Prêmio Internacional de Dubai para Melhores Práticas promovido pela Prefeitura dessa cidade-estado dos Emirados Árabes Unidos com a cooperação do escritório central do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) com sede em Nairobi, no Quênia.

IBAM e ICMBio – capacitação, seminário e fórum com parceria do IPÊ +

O Parque Nacional de Iguaçu (PR) recebe nos dias 8, 9 e 10 de novembro, para a Oficina de Monitoramento de Contratos de Concessões, gestores de Unidades de Conservação incumbidos do monitoramento dos contratos de concessões existentes ou potenciais, além de analistas e técnicos do ICMBio, servidores da COARR e CONCES e outros parceiros.

IBAM - 65 anos +

A propósito do aniversário do IBAM, reproduzimos o artigo que a professora Terezinha Saraiva publicou na coluna "Sem Censura", do jornal "Folha Dirigida", do dia 19 de outubro, onde faz uma retrospectiva da trajetória do Instituto. Sua leitura permitirá conhecer melhor o IBAM, ou ampliar o conhecimento sobre a instituição e sua atuação junto aos Municípios brasileiros.

Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo +

Entre os dias 7 e 10 de outubro, foi realizada no Rio de Janeiro a 2ª Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU). Ao tratar de temas como centros urbanos, resiliência, periferias, assistência técnica para habitação de interesse social, novas tecnologias, economia criativa, contratações de obras públicas, o evento abrangeu uma ampla gama de temas centrais não apenas para os profissionais da arquitetura e urbanismo, mas para a gestão urbana ambiental do país.

Nova edição da RAM +

Relações interpessoais, seja no interior das organizações seja entre organizações, são o mote deste número da RAM. O tema será visto sob diferentes pontos de vista. O artigo que abre a revista – "Liderança na Era da Instantaneidade: recuperando o valor do capital social" –, escrito por Paulo Roberto Motta, instiga os leitores a olhar para as noções de tempo, sociabilidade, individualismo, conexões em rede, entre outros, para rever o papel dos líderes na atualidade, revisitando a ideia de capital social. Parafraseando o autor, já não basta transferir conhecimento; é preciso absorver a sabedoria que permite gerir um futuro interligado, incerto e ambíguo.

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br