Informe

IBAM premia vencedores do Prêmio Otimiza +

No dia 31 de julho, em São Paulo, foi realizada cerimônia de entrega do Prêmio Otimiza, iniciativa da Fundação Brava, por meio do Portal Meu Município, com apoio do IBAM, reconhecendo as cidades que tiveram destaque em gestão e arrecadação, a partir da adoção de práticas sugeridas pela ferramenta Otimiza, gerando impacto positivo na economia local.

Curso de Processo e Técnica Legislativa encerra-se com êxito +

No dia 31 de julho, foi encerrado curso presencial de Processo e Técnica Legislativa, ministrado pelo professor Marcos Flávio R. Gonçalves, e realizado ao longo de três dias na sede do Ibam. Ao todo, participaram 21 pessoas. O objetivo do curso foi apresentar e discutir o instrumental teórico e prático sobre o processo e a técnica legislativa, no âmbito da Administração Pública Municipal.

Parceria IBAM e OAB – RJ promove discussão sobre Plano Diretor +

No dia primeiro de agosto, representantes do IBAM participaram de evento na OAB-RJ com tema "Plano Diretor: do ideal à efetividade", com objetivo de analisar efeitos, situação atual, lacunas, legalidades e constitucionalidades do Plano Diretor da Cidade do Rio de Janeiro. Este evento faz parte de parceria iniciada este ano do Instituto com a Comissão de Direito Municipal da Ordem dos Advogados do Brasil (RJ) para discussão de temas de interesses comum entre os públicos destas organizações.

Projeto Protetores dos Parques – Baía de Guanabara finaliza ações no RJ +

Após doze meses, o Projeto Protetores dos Parques – Baía de Guanabara encerrou, no dia 31 de julho, as atividades socioambientais desenvolvidas em seis núcleos de educação ambiental, localizados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O evento de encerramento aconteceu no Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias, em momento solene com a presença de parceiros, executores e apoiadores. O projeto foi executado em três municípios do Estado do RJ e promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Braskem S.A. e execução pelo Ibam.

IBAM realiza pesquisa sobre execução de medidas socioeducativas de meninas na Fundação CASA +

O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) está realizando a pesquisa “Análise da dinâmica de funcionamento da execução de medidas socioeducativas de meninas adolescentes em privação de liberdade”, estudo que envolve a Fundação CASA, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania.

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br