Informe

Inscrições abertas para formação no projeto “Mulheres Mais Fortes na Política” +

No dia 5 de outubro, o IBAM inicia o projeto ‘Mulheres Mais Fortes na Política’, voltado para mulheres candidatas, filiadas e atuantes de partidos políticos, para as eleições municipais de 2020, no estado do Rio de Janeiro. A formação é gratuita e tem como objetivo impulsionar campanhas eleitorais de mulheres comprometidas com a agenda de fortalecimento da autonomia feminina. A iniciativa é realizada pelo IBAM, com recursos da Emenda Parlamentar nº 13100022, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para as mulheres.

IBAM lança Pós-Graduação em Gestão Pública Aplicada ao Meio Ambiente +

Concebida em um cenário de pandemia que trouxe implicações diversas para a sociedade, a Pós-Graduação é iniciativa do IBAM em parceria com a Universidade Cândido Mendes. O curso tem como pano de fundo os desafios do atual modelo de desenvolvimento e busca debater estratégias e respostas de gestores e profissionais em temas de central importância, como justiça ambiental, instrumentos de planejamento do território, resiliência e adaptação climática, saneamento, desenvolvimento sustentável, sistemas de informações geográficas, análise, fiscalização, monitoramento, controle, governança e licenciamento ambiental.

IBAM inicia assessoria técnica ao Município de Vassouras/RJ +

No dia 8 de setembro de 2020, profissionais do IBAM estiveram em Vassouras, Rio de Janeiro, na Região do Vale do Médio Paraíba, para a primeira reunião com a equipe técnica do município designada para conduzir a revisão do Plano Diretor e da legislação urbanística, bem como para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do município.

Carta Manifesto "A cidade que queremos" já está disponível +

No dia 10 de setembro, foi lançada a Carta Manifesto “A cidade que queremos”, assinada por mais de 20 organizações e entidades da sociedade civil, entre elas, o IBAM. O documento, elaborado sob a coordenação do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), é direcionado a candidatas e candidatos nas eleições municipais deste ano, no Estado do Rio de Janeiro, e busca, também contribuir para a criação de um futuro observatório de políticas urbanas no estado, a ser gerido por um conjunto de entidades da sociedade civil.

IBAM subscreve a Carta-Manifesto “A cidade que queremos” +

Juntamente com mais de 20 organizações e entidades da sociedade civil com atuação no estado do Rio de Janeiro, o IBAM assina a Carta-Manifesto “A cidade que queremos”. Elaborada coletivamente, sob a coordenação do Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), a Carta-Manifesto, dirigida a candidatos e candidatas nas eleições municipais de 2020, reúne propostas para redução das desigualdades sociais nos 92 municípios fluminenses. O documento reúne recomendações organizadas em quatro grandes eixos: planejamento e gestão democrática da cidade; habitação de interesse social e terra; saneamento e meio ambiente; e mobilidade.

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br