Informe

Políticas públicas, empreendedorismo e mulheres +

Ao assumir a coordenação do Programa Nacional Trabalho e Empreendedorismo da Mulher – PNTEM no ano de 2008, convidado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, o IBAM reiterou seu empenho de introduzir a questão de gênero no aperfeiçoamento das políticas públicas e, mais especialmente, de fortalecer as políticas para as mulheres nos diversos projetos que executou nessa área, desde 1990.

IV Seminário Internacional de Direitos Humanos, Violência e Pobreza +

Com o objetivo de estabelecer um intercâmbio sobre a produção acadêmica desenvolvida na área de Direitos Humanos, o Programa de Estudos de América Latina e Caribe – PROEALC – iniciou, em 2004, uma série de encontros que resultaram em Simpósios internacionais sobre o tema. Esta iniciativa foi fundamental para reunir diversos estudos e atividades e para constatar a importância de se criar um fórum de discussão permanente sobre essa questão. A criação do Fórum culminou na realização, no ano de 2006, do I Seminário Internacional sobre Direitos Humanos, Violência e Pobreza, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Melhores práticas brasileiras em Dubai +

É com satisfação que o IBAM informa a lista das melhores práticas brasileiras selecionadas pelo Comitê Técnico Assessor para o Júri Final da Premiação Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes.

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mundial Habitat 2013 +

Em sua 27ª edição, o Prêmio Mundial Habitat é destinado a projetos e práticas que ofereçam soluções inovadoras para o enfrentamento da problemática habitacional. Dois prêmios no valor de £10 mil libras são concedidos anualmente e as práticas concorrentes ao prêmio são avaliadas por uma comissão julgadora internacional.

Cresce o número de Prefeitas no Brasil +

José Eustáquio de Diniz Alves, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE, do IBGE, analisa o aumento da participação e da eleição de mulheres na política municipal brasileira nas últimas décadas. Uma das razões é a política de cotas, que obriga os partidos a preencher, no mínimo, 30% das candidaturas para elas. No entanto, segundo o demógrafo, o país continua longe da paridade de gênero na política.

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br