Informe

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mundial Habitat 2013 +

Em sua 27ª edição, o Prêmio Mundial Habitat é destinado a projetos e práticas que ofereçam soluções inovadoras para o enfrentamento da problemática habitacional. Dois prêmios no valor de £10 mil libras são concedidos anualmente e as práticas concorrentes ao prêmio são avaliadas por uma comissão julgadora internacional.

Cresce o número de Prefeitas no Brasil +

José Eustáquio de Diniz Alves, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE, do IBGE, analisa o aumento da participação e da eleição de mulheres na política municipal brasileira nas últimas décadas. Uma das razões é a política de cotas, que obriga os partidos a preencher, no mínimo, 30% das candidaturas para elas. No entanto, segundo o demógrafo, o país continua longe da paridade de gênero na política.

Diálogo Brasil – Espanha sobre Urbanismo +

O IBAM recebeu, no dia 8 de outubro, a visita dos professores Agustín Hernández e Mariano Vázquez do Departamento de Urbanismo e Ordenamento do Território da Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade Técnica de Madrid. Os dois integram o Grupo de Pesquisa em Arquitetura, Urbanismo e Sustentabilidade (GIAU+S) da universidade. O encontro foi realizado na sede do IBAM com a participação também de professores e alunos do Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB) da FAU-UFRJ.

IBAM reforça sua atuação na defesa dos direitos das mulheres +

Em setembro, em cerimônia realizada no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, Maria da Graça Ribeiro das Neves, assessora técnica do Instituto, tomou posse no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM-RJ para mandato com duração de quatro anos. Este importante órgão de assessoramento e monitoramento das políticas públicas voltadas para a redução das assimetrias de gênero e o empoderamento das mulheres é integrado por organizações da sociedade que se identificam com o movimento feminista e de mulheres e por órgãos governamentais da área social.

Gestão Integrada de Resíduos Sólidos +

Até agosto de 2014, todas as prefeituras do país deverão apresentar um plano de gestão de resíduos sólidos e colocá-lo em operação, confome determina a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Entre seus principais pontos, a Lei nº 12.305/10 impõe a adoção da coleta seletiva, construção de aterros sanitários, eliminação de lixões, cooperativas de catadores e logística reversa. O prazo para a implantação da nova política, que coincide com a realização da Copa do Mundo, aumenta a responsabilidade dos Municípios com uma gestão eficaz de seus resíduos.

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br