Informe

Ordenamento territorial e competências governamentais no Equador +

Foi realizado na cidade equatoriana de Cuenca, de 7 a 9 de novembro, o 8º Simpósio Nacional de Desenvolvimento Urbano e Ordenamento Territorial, sob o tema “Competências e Ordenamento Territorial”. Essa serie de simposios, constitui uma iniciativa da Assembléia Nacional do Equador que, sob a liderança de seu atual Presidente, Arquiteto Fernando Cordero Cueva, apoiou o processo constituinte daquele país culminando na aprovação da Constituição de 2008. Entre os desdobramentos, foi aprovado o Código de Organização Territorial, Autonomias e Descentralização (COOTAD).

Encontro Brasileiro de Administração +

O Conselho Regional de Administração – CRA/RJ, com o apoio do Conselho Federal de Administração – CFA e do Conselho de Administração do Rio Grande do Sul – CRA/RS, bem como de outras entidades públicas e privadas, inclusive o IBAM, promoveu, nos dias 5 a 7 de novembro, no Rio de Janeiro, o XXII Encontro Brasileiro de Administração – ENBRA, paralelamente ao VIII Congresso Mundial de Administração.

Municipalismo e Política Urbana +

Tem sido constante no IBAM a publicação de livros e outros documentos voltados para a questão municipal. Exemplo nesse sentido é o livro que Eduardo Garcia Ribeiro Lopes Domingues, lançou no dia 6 de novembro, na Faculdades Integradas Hélio Alonso, que aborda assunto de elevado interesse, como indica seu título, "Municipalismo e política urbana: a influência da União na política urbana municipal".

Políticas públicas, empreendedorismo e mulheres +

Ao assumir a coordenação do Programa Nacional Trabalho e Empreendedorismo da Mulher – PNTEM no ano de 2008, convidado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, o IBAM reiterou seu empenho de introduzir a questão de gênero no aperfeiçoamento das políticas públicas e, mais especialmente, de fortalecer as políticas para as mulheres nos diversos projetos que executou nessa área, desde 1990.

IV Seminário Internacional de Direitos Humanos, Violência e Pobreza +

Com o objetivo de estabelecer um intercâmbio sobre a produção acadêmica desenvolvida na área de Direitos Humanos, o Programa de Estudos de América Latina e Caribe – PROEALC – iniciou, em 2004, uma série de encontros que resultaram em Simpósios internacionais sobre o tema. Esta iniciativa foi fundamental para reunir diversos estudos e atividades e para constatar a importância de se criar um fórum de discussão permanente sobre essa questão. A criação do Fórum culminou na realização, no ano de 2006, do I Seminário Internacional sobre Direitos Humanos, Violência e Pobreza, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br