Informe

Gestão ambiental no bioma Amazônia em exposição +

Práticas de gestão ambiental desenvolvidas no bioma Amazônia que contribuem para o controle e a redução do desmatamento estão documentadas na exposição Prêmio Gestão Ambiental que será realizada no Pantanal Shopping, em Cuiabá, no período de 5 a 18 de setembro.

Parecer em destaque +

O assessoramento técnico a distância e de ampla abrangência prestado pelo IBAM expressa o esforço de apoiar e indicar soluções que auxiliem a Administração Pública a formular políticas públicas e prestar serviços que fomentem o desenvolvimento local.

Oportunidades para refletir e debater problemas e soluções +

A ampliação e/ou aprofundamento dos conhecimentos necessários ao melhor desempenho das funções públicas favorece a conscientização e o exercício de direitos e obrigações dos cidadãos. É importante compreender a complexidade dos problemas (sua conjuntura) e o conjunto de ações (individuais, sociais, institucionais e governamentais) que podem promover a solução deles.

Desenvolvimento sustentável em exposição +

Para enfatizar a importância da economia baseada no desenvolvimento sustentável da região Amazônica e a necessidade de reforçar boas práticas, em especial aquelas que contribuam para o controle e a redução do desmatamento, o IBAM, em parceria com o Parque Shopping Belém, promove, de 9 a 21 de agosto, a exposição “Prêmio Gestão Ambiental”.

Desenvolvimento, Crise e Resistência: quais os caminhos do planejamento urbano e regional? +

A primeira década do século XXI representou um período de retomada do crescimento econômico para o Brasil e para a América Latina. Influenciados pelas condições internacionais favoráveis, esses países voltaram a crescer após duas décadas de estagnação. Concomitantemente, a retomada de políticas públicas, como o fomento a políticas de desenvolvimento, a criação de novas políticas de transferência de renda e a retomada de investimentos em infraestrutura e habitação permitiram avanços na redução da pobreza e da desigualdade em vários países, fomentando impactos no desenvolvimento urbano e regional.

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br