Programa de Mobilização do Turismo Local

  voltar para projetos

Temas: turismo, turismo de base local, turismo de base comunitária, produção associada ao turismo

Regiões: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul, Centro-Oeste

Nos últimos anos o Governo Federal vêm multiplicando seu foco de atuação no setor do turismo por meio do investimento em práticas alternativas ao turismo de massa, que potencializam a diversidade cultural do país.

O Plano Nacional de Turismo (PNT 2007/2010) prevê o fortalecimento das modalidades do Turismo de Base Local, Base Comunitária e da Produção Associada ao Turismo. Essas modalidades têm em comum a valorização das identidades locais e a geração de renda para os produtores ou comunidades gestoras da atividade turística.

A ocasião de dois mega-eventos que ocorrerão nos próximos anos no Brasil, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, impulsiona a uma maior estruturação do setor turístico para bem receber os visitantes e, são também, uma oportunidade de divulgação da imagem do país e aquecimento da economia do turismo.

Nesse sentido o IBAM, em convênio com o Ministério do Turismo, vêm desenvolvendo desde o início do ano de 2011 o Programa de Mobilização do Turismo Local (MOB - Turismo Local), com o objetivo de incrementar iniciativas de Turismo de Base Local, Base Comunitária e da Produção Associada ao Turismo nas doze cidades sede da Copa do Mundo de 2014 e destinos indutores do turismo selecionados. Tem-se, como meta, que essas iniciativas sejam produtos turísticos bem estruturados e adequados ao consumo e visitação na ocasião da Copa do Mundo.

Nos links abaixo podem ser acessadas informações sobre os projetos de Turismo de Base Local, Base Comunitária e Produção Associada ao Turismo, identificados pelo Programa de Mobilização do Turismo Local.

Os projetos estão organizados por regiões do país.

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br