Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Local

  voltar para projetos

Temas: desenvolvimento sustentável, desenvolvimento econômico e social

Regiões: Sudeste

Macaé é um Município do Estado do Rio de Janeiro que pode ser considerado a capital nacional do Petróleo. Base de operações da Petrobrás na Bacia de Campos, o Município e, sobretudo, sua sede, vivenciou nas últimas quatro décadas impactos notáveis em sua curva demográfica, em sua economia e em seu meio social. Hoje com população cinco vezes maior do que a que contava em 1970, tem sua economia inteiramente associada ao petróleo, incapaz de absorver os enormes contingentes de migrantes que vêm se instalando na cidade e inibidora de alternativas econômicas para o Município.

Em função desse processo, e visando um futuro sustentável e independente das perspectivas de expansão de sua principal atividade econômica, a administração municipal, por meio de seu Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico – FUMDEC apoiou o IBAM na realização de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Local.

Foi elaborado amplo diagnóstico sobre o cenário econômico do Município e realizadas Câmaras Técnicas setoriais que, além da cadeia produtiva do petróleo e gás, contemplaram o turismo, a pesca, o agronegócio, a indústria, o comércio e serviços numa perspectiva de desenvolvimento integrado e sustentável. As diretrizes e prioridades estabelecidas no Plano resultaram de discussões e consultas realizadas junto aos principais atores institucionais do Município, cabendo à administração municipal implementá-las.

Rua Buenos Aires, 19 - Centro

Rio de Janeiro / RJ

20070-021

Tel.: (21) 2142-9797

Fax: (21) 2537-1262

ibam@ibam.org.br