Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM

JUCERJA e IBAM formalizam projetos de empreendedorismo no Estado do Rio de Janeiro

No dia 27 de dezembro de 2023, foram assinados dois termos de colaboração celebrados entre a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA) e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). Ambos os projetos fazem parte das políticas de responsabilidade social da JUCERJA e têm o empreendedorismo como tema principal de suas ações.

O primeiro projeto visa criar até 40 Centros de Atendimento ao Empreendedor, oferecendo assessoramento técnico a empreendedores e microempreendedores individuais. Os serviços incluem formalização de distratos, orientações contábeis, assistência para benefícios previdenciários e outros. O Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do Estado do Rio de Janeiro é parceiro nesse projeto.

O segundo projeto, chamado Aprendiz do Sucesso, tem como objetivo capacitar até 1000 jovens e adultos em empreendedorismo. Serão estabelecidos 25 Núcleos de Capacitação em diferentes municípios, proporcionando atividades práticas e pedagógicas para desenvolver habilidades empreendedoras.

Segundo Claudia Ferraz, Superintendente Geral do IBAM, esses projetos representam uma oportunidade de fortalecer a cultura empreendedora no Estado do Rio de Janeiro. Ambos são destinados a uma parcela da população que vê no empreendedorismo uma oportunidade de superar dificuldades sociais e econômicas.

A implementação dos projetos começou em janeiro de 2024, com o Aprendiz do Sucesso previsto para 12 meses e o projeto dos Centros de Atendimento ao Empreendedor com previsão de execução em 24 meses.

Pular para o conteúdo