Notícia

COP26 e lançamento do documento “Clima e Desenvolvimento: visões para o Brasil 2030”

Foi lançado no dia 15 de outubro, por representantes da sociedade brasileira, o documento Clima e Desenvolvimento: visões para o Brasil 2030, com proposições concretas para aumentar a ambição brasileira no Acordo de Paris, com base na descarbonização da economia, justiça e inclusão social.

O texto foi construído a partir das contribuições de mais de 250 especialistas, entre eles, Luciana Hamada, Karin Segala e Victor Zveibil, como representantes do IBAM, que integraram o Comitê Técnico-Setorial nos temas de energia elétrica e resíduos.

Os diferentes processos de construção do documento foram coordenados pelo Centro Clima da COPPE-UFRJ, responsável por um Comitê Técnico-Setorial, e pelo Instituto Talanoa, que liderou o Comitê de Líderes sobre Política Climática. O trabalho foi apoiado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) e por conjunto expressivo de organizações da sociedade civil, de empresas, fundos de investimento, coalizões e associações privadas.

O lançamento do documento ocorre no momento que as Nações Unidas realizam em Glasgow, na Escócia, no período de 31 de outubro a 12 de novembro, a 26ª Conferência sobre Alterações Climáticas, mais conhecida como COP26, em que se espera que os Estados Parte se comprometam com uma ambição reforçada desde a COP21 (Acordo de Paris), com os objetivos de frear as emissões de gases do efeito estufa e de lidar com os impactos da mudança climática.

Clique aqui e confira o Sumário Executivo.

Clique aqui e confira o documento completo Clima e Desenvolvimento: Visões para o Brasil 2030.

Pular para o conteúdo