O Curso
A cultura constitui um importante vetor de desenvolvimento socioeconômico que envolve os setores público, privado e o terceiro setor na produção de programas e projetos culturais. Impactado durante a pandemia, o setor cultural tem atuado na busca por alternativas que vão de programas governamentais a apoio e investimentos da iniciativa privada.
A profissionalização dos atores que atuam na cadeia produtiva da cultura envolve conhecimentos na elaboração e gestão de planos, programas e projetos, captação de recursos, gestão de pessoas e financeira para que a cultura possa efetivamente impulsionar a economia local por meio da geração de emprego e renda.
Objetivo
Debater sobre o planejamento, gestão e ferramentas de incentivo para projetos culturais e de capacitação de agentes locais de desenvolvimento, relacionados com arranjos produtivos e negócios criativos, de maneira a contribuir para o esclarecimento das dúvidas daqueles que trabalham direta ou indiretamente com a produção e o fomento cultural.
Conteúdo Programático
- Política, Gestão Cultural e Economia Criativa
- Análise de mercado de produção de eventos culturais e mecanismos de incentivo – com foco de atuação e parcerias locais.
- Desafios para implementação, importância e potencial de impacto de iniciativas incentivadas e fomentadas por meio dos editais locais.
- Implicações no setor cultural, identificando as oportunidades oferecidas pelos dispositivos de incentivo.
- Apresentação de dispositivos para elaboração de Planos de Ação para Leis de Incentivo (destaque para Lei Paulo Gustavo e Rouanet).
Metodologia
O curso, com duração de 2 semanas, terá 4 aulas on-line (AOL) pela plataforma ZOOM que serão programadas pelo professor com a turma. A metodologia permite que os alunos interajam em tempo real com professor e colegas e tenham acesso ao Ambiente Virtual onde será disponibilizado material de estudo, fórum de debates, link das aulas gravadas e exercícios.
Público-Alvo
Gestores públicos, fazedores de cultura, empreendedores da economia criativa, produtores culturais e profissionais que tenham interesse em se aperfeiçoar e desenvolver no tema.
Informações
Professor:
Luiz Felippe de Rosenburg
Graduado em Administração Pública pela FGV e pós-graduado em planejamento e gestão cultural e projetos de entretenimento na Espanha e no Brasil. Com larga experiência em gestão pública e direção de produção, premiado pelo MinC pelo modelo inovador do programa do IBAM Cultural. Consultor da área de economia criativa do SEBRAERJ e de programas de incentivo da área musical da FUNARTE/ MinC. Consultor da área de Organização e Gestão do IBAM.
Importante
A Faculdade IBAM se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar qualquer curso. Por este motivo é importante que os pré-inscritos e interessados mantenham contato com a Secretaria para confirmar sua realização.
Avaliação da Aprendizagem
Debates, exercícios e estudo de caso.
Certificação
Terá direito ao certificado o Participante que alcançar 60% de acertos da Avaliação de Aprendizagem.
Investimento
R$ 312,00
Para descontos especiais entre em contato com a Secretaria da Faculdade pelo e-mail: faculdade@ibam.org.br
Servidores de Prefeituras, Câmaras e outras entidades associadas ao IBAM tem 20% de desconto.
Fale conosco sobre turmas presenciais no e-mail: faculdade@ibam.org.br ou whatsapp (21) 98285-0709
Convide seus amigos e aproveite outros descontos:
- 2 matrículas = 10 % de desconto.
- 3 matrículas ou mais = 15 % de desconto.
- Ex-alunos(as) = 10% de desconto.