Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM

CONHEÇA O CURSO   

O curso habilita o profissional para gerenciar e controlar aspectos relacionados ao meio ambiente envolvidos nos processos de manejo, preservação e recuperação ambiental, tanto na gestão de projetos ambientais quanto na prestação de consultoria em assuntos pertinentes à área.

Aborda um conjunto de temas que permeiam as melhores práticas, na atualidade, para gestão ambiental integrada. Enfatiza as tendências mundiais contemplando as novas propostas de tecnologias hipocarbônicas, e outras formas para geração de energia limpa como um caminho para contribuir com as soluções dos problemas relacionados ao aquecimento global. Está focado em capacitar os estudantes para os processos técnicos de gestão em consonância com as necessidades empresariais na atualidade.

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral:

Permitir a elaboração de programas e projetos, em todos os setores, tendo como objetivo a implantação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), que permeiem temas relacionados a eficiência energética, controle de efluentes, gestão adequada de resíduos sólidos e controle das emissões, melhorando a qualidade ambiental.

Objetivos Específicos:

Viabilizar a formação da consciência ambiental, internalizando as boas práticas da sustentabilidade, tendo como referenciais os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para o milênio (ODS), onde os alunos possam internalizar as práticas de uma cidadania sustentável.

Apresentar os pressupostos de uma nova ética ambiental, caminhando para uma aderência com empresas que desenvolvem programas de responsabilidade social e ambiental, como mecanismos de viabilização de parcerias público-privadas, na execução de programas e projetos que transformem a realidade e desencadeiem uma melhoria na qualidade de vida da população.

Público-Alvo

Perfil:

Como principal característica, que um estudante e posteriormente profissional, do curso de Gestão Ambiental deve apresentar é a organização. Trabalhará com documentos, checklists e processos que requerem bem esse perfil. Precisa ser alguém que possui alguma afinidade com a área de humanas, especialmente das ciências sociais, mas também dominar bem as Ciências da Natureza, saber trabalhar bem em equipe é uma característica essencial do perfil.

Áreas de Formação:

Graduados nas diversas áreas (Pedagogia, Biologia, Geografia, História, Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, Direito e Tecnólogos em Gestão, professores do ensino fundamental, médio e superior, gestores públicos, gestores de empresas, profissionais de ONGs e demais interessados.

O especialista em Gestão Ambiental atua nos processos de licenciamento de empreendimentos, na gestão de recursos e em monitoramento e controle da gestão do meio ambiente. Ocupa cargos como Gestor de Meio Ambiente, Supervisão de Controle de Processos e Coordenador de Certificação.

Sobre o Curso

Tipo: Especialização – Lato Sensu

Duração: 18 meses (400 horas – 360h presenciais e 40h online)

Período(s) Oferecido(s): Terças e Quintas, das 19h às 22h

Local: Rio – Rua Marquês de Olinda, 70, Botafogo

Pular para o conteúdo