Objetivo

Propiciar conhecimento básico sobre o ciclo de planejamento e gerenciamento de projetos, com ênfase em metodologias participativas e a abordagem da Gestão Social.

Conteúdo Programático

  • Considerações gerais sobre gerência de projetos.
  • Conceitos em gestão de projetos.
  • Ciclo de vida de um projeto.
  • Planejamento e de gestão de um projeto: a iniciação de um projeto; o planejamento do projeto (escopo, tempo e recursos); os riscos envolvidos em um projeto; a implementação do projeto; o gerenciamento do projeto; as correções de rumo de um projeto; o encerramento de um projeto.
  • Importância do alinhamento dos projetos ao Planejamento Estratégico da organização.
  • Estruturas funcionais e como se enquadram os perfis de Gerenciamento de Projetos de acordo com o modelo de maturidade organizacional.
  • As pessoas na Gestão de Projetos. Gestão Social de um projeto.
  • Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI) e a importância dos Sistemas de Informação.
  • Uso de softwares no Planejamento de um Projeto.

Metodologia

O curso, com duração de 3 semanas, terá 6 aulas on-line (AOL) pela plataforma ZOOM que serão programadas pelo professor com a turma. A metodologia permite que os alunos interajam em tempo real com professor e colegas e tenham acesso ao Ambiente Virtual onde será disponibilizado material de estudo, fórum de debates, link das aulas gravadas e exercícios.

Público-Alvo

Gestores e técnicos que atuam na formulação de políticas públicas e no planejamento e gerenciamento de projetos no setor público, além de profissionais que tenham interesse em se desenvolver no tema.

Informações

Professor:

Edmir Amanajás
Doutorando em Políticas Públicas no Programa de Pós-Graduação Binacional em Ciência, Tecnologia e Inovação Agropecuária (PGCTIA/UFRRJ/UNRC). Mestre em Antropologia pela UFPA (2016). Oceanógrafo (2012) pela Faculdade de Oceanografia da UFPA, com ênfase em Gerenciamento Costeiro. Pesquisador no Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PEPEDT/UFRRJ); Laboratório de Pesquisa em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (LPDT/UFRRJ); Centro de Estudos em Economia do Mar (CEEMAR/UFRRJ); Grupo de Estudo e Pesquisa em Território, Identidade, Gênero e Ambiente (GEPTIGAM/UFPA). Experiência como empregado público no governo do estado do Rio de Janeiro (2018 – 2020), atuando como Subsecretário Adjunto de Pesca e Aquicultura na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPA-RJ) e Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (FIPERJ). Servidor da carreira como Indigenista Especializado na FUNAI (2012 a 2014), atuando como Chefe de Serviço de Gestão Ambiental e Territorial (SEGAT) nas áreas de Fiscalização, Gestão Ambiental e Etnodesenvolvimento, no planejamento e desenvolvimento de projetos de valorização cultural, ecoturismo e geração de renda. Pesquisador Colaborador em projetos de Educação Ambiental e projetos de ecoturismo e turismo de base comunitária. Atua como Secretário Executivo do Grupo de Apoio à Mobilização do Sudeste do Brasil na Década do Oceano (GAMSE/ONU-MCTI), ação de organização da participação social do Brasil na Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021/2030). Coordenador adjunto do Hub Lusófono da Década do Oceano (USP, COI/ONU e CPLP), projeto endossado pela Década do Oceano e pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que atua na formação, capacitação e articulação de ações em rede ligada a ciência e a cultura oceânica em países de língua portuguesa. Tem larga experiência como facilitador em diagnósticos da pesca e integra o banco técnico-científico da Rede Nacional Colaborativa para a Gestão Sustentável dos Recursos Pesqueiros (Rede Pesca Brasil/SAP-MAPA, Decreto nº 10.736, de 29 de junho de 2021).Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4464143479978424

Importante

A Faculdade IBAM se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar qualquer curso. Por este motivo é importante que os pré-inscritos e interessados mantenham contato com a Secretaria para confirmar sua realização.

Certificação

Terá direito ao certificado o Participante que alcançar 60% de acertos da Avaliação de Aprendizagem.

Investimento

R$ 360,00
Para descontos especiais entre em contato com a Secretaria da Faculdade pelo e-mail: faculdade@ibam.org.br
Servidores de Prefeituras, Câmaras e outras entidades associadas ao IBAM tem 20% de desconto.

Fale conosco sobre turmas presenciais no e-mail: faculdade@ibam.org.br ou whatsapp (21) 98285-0709

Convide seus amigos e aproveite outros descontos:

  • 2 matrículas = 10 % de desconto.
  • 3 matrículas ou mais = 15 % de desconto.
  • Ex-alunos(as) = 10% de desconto.
Pular para o conteúdo