Dúvidas frequentes

Aqui, o IBAM responde às dúvidas mais frequentes dos concurseiros e concurseiras. Caso tenha alguma dúvida que não consta nesta página, por favor nos envie clicando aqui.

O candidato poderá se inscrever para mais de um cargo, desde que as provas ocorram em horários diferentes, nos períodos da manhã e da tarde.

O candidato deverá consultar o site www.ibam-concursos.org.br, acessar a “Área do candidato”, colocar seu CPF (somente números) e data de nascimento, depois clicar em “Enviar”. Ao final dos dados cadastrados, haverá um link em azul para gerar a segunda via do boleto.

A mensagem serve para que o candidato verifique se os dados e o número do banco estão corretos no boleto bancário, antes de efetuar o pagamento.

O candidato deverá consultar o site www.ibam-concursos.org.br, acessar a “Área do candidato”, colocar seu CPF e data de nascimento, depois clicar em “Enviar”. Escolher a opção “Para outras solicitações de correção de dados, informe abaixo o dado a ser alterado e a informação correta”. Em seguida, informar o dado a ser alterado e a informação correta. Ao término clicar em “Enviar a solicitação”.

Para se inscrever nos concursos públicos realizados pelo IBAM, acesse o site  www.ibam-concursos.org.br/. Em seguida, localize o concurso desejado e clique na opção “Cargos disponíveis – inscreva-se aqui”.

Para consultar os dados da sua inscrição, acesse a “Área do candidato” (www.ibam-concursos.org.br/candidato.asp) e informe seu CPF e data de nascimento. Se aparecer a mensagem “CPF não encontrado”, sua inscrição não foi concluída corretamente. Então, refaça o procedimento de inscrição, se possível, utilizando outro navegador ou computador ou, ainda, atualize a página do IBAM.

O candidato deverá consultar o edital e ler todas as orientações constantes no item “Isenção”. Nesse item, estarão descritos todos os procedimentos para a solicitação da isenção e o prazo para realizar o pedido. Para ter acesso aos concursos realizados pelo IBAM acesse  www.ibam-concursos.org.br.

Na data informada no edital para divulgação dos resultados dos pedidos de isenção, o candidato deverá acessar o site www.ibam-concursos.org.br e localizar o concurso para o qual solicitou isenção.  Em seguida, deverá acessar a área “Documentação do concurso” e verificar se o seu nome consta como deferido na listagem de pedidos de isenção.

O candidato deverá recorrer no prazo e condições estipulados no edital do concurso e terá seu pedido avaliado e respondido pela Banca.

O candidato deverá acessar o site www.ibam-concursos.org.br , localizar o concurso para o qual realizou sua inscrição e clicar em “Documentação do concurso”. O arquivo contendo a lista de inscrições homologadas está organizado por cargo e ordem alfabética, para localizar seu nome utilize as teclas Ctrl F. Caso não localize o nome entre em contato com o IBAM pelos meios de comunicação dispostos no edital.

O candidato deverá consultar o cronograma do concurso que consta no edital e o item que define a data e o horário de aplicação da prova.

O candidato deverá verificar no edital o item “Requisitos Básicos para Investidura no Cargo Público” e os demais requisitos exigidos para provimento no cargo.

O conteúdo das questões variará de acordo com o nível de escolaridade exigido para o preenchimento do cargo. O edital conterá uma parte que detalhará os conteúdos programáticos das provas, bem como as disciplinas que serão aferidas nas provas.

O candidato inscrito pela internet e, em casos específicos, nos postos de atendimento, poderá imprimir seu “Cartão de Confirmação”, contendo as informações sobre o local de realização da prova, no endereço eletrônico www.ibam-concursos.org.br, clicando na aba “Área do candidato” informando seu CPF e data de nascimento.

O candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.ibam-concursos.org.br, clicar na opção “Área do candidato”, preencher os campos CPF e data de nascimento e clicar em “Enviar”.

O candidato deverá informar sua condição no “Formulário de inscrição” e seguir o disposto no item do edital que disciplina a participação de pessoas com deficiência.

O candidato que necessitar de condição especial para realizar a prova deverá especificar o tipo da necessidade requerida no “Formulário de inscrição” e seguir os procedimentos definidos no edital.

O candidato deverá verificar no cronograma do Concurso Público para o qual se inscreveu a data de publicação dos atos do certame. Geralmente, os gabaritos preliminares são publicados, no dia seguinte à data de aplicação da prova, no site www.ibam-concursos.org.br e nos demais meios definidos no edital.

A realização de concursos públicos, além das normas legais, segue condições fixadas no contrato firmado com o ente público que deseja selecionar servidores para seus cargos ou empregos, ou seja, o contratante, e o IBAM, que é responsável pelas diversas etapas do trabalho.

As questões postas para os candidatos integram essas condições, ou seja, pertencem à entidade contratante, como titular do concurso, e ao IBAM, na qualidade de contratado/executor. A ampla divulgação das questões depende, portanto, da autorização formal de ambos os envolvidos, sem a qual não se pode fazê-la.

Há, ainda, os interesses das bancas autoras, que são detentoras de direitos e, assim, deveriam também dar a respectiva autorização para que suas questões sejam postas à disposição de todos.

Como não temos as autorizações mencionadas, não podemos atender aos que desejam ter acesso a questões de concursos passados.

Em caso de dúvidas ou mais esclarecimentos, entre em contato com o Núcleo de Concursos do IBAM, pelo e-mail concurso@ibam.org.br ou pelo telefone (21) 2142-9797 nos horários de 08h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira – exceto feriados.

Para os concursos realizados no Estado de São Paulo, entre em contato pelo telefone (11) 5583-3388 ou pelo e-ail: ibamsp@ibam.org.br.

Para os concursos realizados no Estado de Santa Catarina, entre em contato pelos telefones (47) 3041-6262 ou 3041-6464 ou pelo e-mail: ibamsc@ibam.org.br.

Conforme consta no edital, não é permitida alteração do cargo. O candidato deve efetuar nova inscrição para o cargo desejado e desconsiderar a inscrição anterior realizada.

Serão consideradas válidas apenas as inscrições cujo pagamento seja realizado dentro do prazo determinado no edital. O candidato deve apenas desconsiderar o boleto emitido, que perderá a validade após o seu vencimento.

O valor pago a título de inscrição somente será devolvido em caso de anulação e cancelamento do Concurso, descabendo qualquer outra hipótese de devolução.