Notícia

Helia Nacif Xavier – Nota de pesar

É com sentimento de tristeza que o IBAM informa o falecimento da arquiteta e urbanista Helia Nacif Xavier. Sua história acadêmica se desenvolveu na UFRJ, com graduação, em 1973, em arquitetura e urbanismo, tendo concluído mestrado em engenharia de produção quatro anos depois, e recebendo o título de doutora em urbanismo em 2011.

Helia ingressou no IBAM em 1992, afastando-se durante alguns anos para retornar em 2001, permanecendo até 2006. Nos períodos em que trabalhou no Instituto, colaborou com a criação do Núcleo de Meio Ambiente e coordenou diversos projetos. Nos anos 1990, foi coordenadora de Estudos e Pesquisas Aplicadas, quando liderou a “Consulta nacional sobre a gestão do saneamento e do meio ambiente urbano”.

Nos anos 2000, exerceu a coordenação de ensino dos cursos da área de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do IBAM, envolvendo Municípios de todas as regiões do país. Também atuou em projetos como Geocidades e Projeto Orla, além de dar assessoria técnica em planos diretores e legislação urbanística.

Foi Secretária Municipal de Urbanismo do Rio de Janeiro na gestão de Luiz Paulo Conde e funcionária da Fundação para o Desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (Fundrem). A participação de Helia Nacif em diversos trabalhos nos temas de gestão ambiental, planejamento urbano, gestão urbanística e cidades brasileiras ficará sempre na memória e na concretude de projetos inspiradores para todos do IBAM.

 

Pular para o conteúdo