Notícia

Publicado: 29/11/2024

IBAM e Klabin promovem capacitação das redes de proteção a crianças e adolescentes

Entre os dias 4 e 14 de novembro, o IBAM realizou capacitações para grupos que atuam no enfrentamento a violências contra crianças e adolescentes na Klabin.

Com programação nas cidades de Telêmaco Borba, Imbaú e Ortigueira, no Paraná, os participantes foram escolhidos e indicados por pontos focais das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, também pela Secretaria de Segurança Pública, por meio das Polícias Civil e Militar, pelo Núcleo de Educação e pela Regional de Saúde e preparados por meio de palestras, oficinas e atividades com início no período da manhã e encerramento no fim da tarde.

O principal objetivo das capacitações conduzidas pelo IBAM, foi transmitir conhecimentos técnicos específicos, permitindo que os participantes identifiquem e ajam de maneira eficaz na proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, promovendo um ambiente seguro e acolhedor em seu local de atuação.

O gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva, destaca a importância da capacitação e da mobilização da comunidade para lidar com pessoas em situação de vulnerabilidade e que, desde o Projeto Puma, a empresa promove ações específicas para isso. “A Klabin tem atuado de forma contínua na capacitação da comunidade e dos gestores públicos para o enfrentamento de temas importantes por meio de programas preventivos e do fortalecimento das redes de proteção de crianças e adolescentes”, afirma.

A coordenadora da área de Educação do IBAM, Márcia Costa, reforça que cada elo da cadeia de proteção dos direitos humanos é fundamental para a construção e a manutenção de um ambiente seguro. “A partir do momento que cada integrante da rede de proteção reconhece a importância de seu papel nesse trabalho, conseguimos fortalecer esse grupo para agir na defesa, na responsabilização e na promoção dos direitos da criança e do adolescente”.

Durante os encontros realizados nos três municípios, mais de 100 pessoas foram preparadas para atuar nas redes de proteção voltadas a crianças e adolescentes.

 

IBAM e Klabin promovem capacitação das redes de proteção a crianças e adolescentes

Pular para o conteúdo