Notícia

Publicado: 18/04/2024

IBAM no lançamento da Escola de Conselhos do Estado do Rio de Janeiro

No dia 15 de abril de 2024 a equipe do IBAM, representada pela Superintendente Geral, Claudia Ferraz, pelo assessor para assuntos institucionais Paulo Timm e pela assistente técnica Rosimere de Souza, esteve presente no evento de lançamento da Escola de Conselhos do Rio de Janeiro, que contou com a presença do Ministro Silvio Almeida e do Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e integrantes do Sistema de Garantia de Direitos do Estado, entre eles adolescentes.

Esta iniciativa, apoia da pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, é voltada para a formação permanente e continuada de conselheiros dos direitos da criança e do adolescente, conselheiros tutelares e demais agentes, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O lançamento da Escola de Conselhos aconteceu no auditório Pedro Calmon, do campus Praia Vermelha da UFRJ, localizado no bairro da Urca, com a participação de autoridades acadêmicas, integrantes do sistema de justiça do Estado, representantes de organizações da sociedade civil, instituições regionais de proteção à criança e ao adolescente e da associação de conselhos tutelares.

Além do Rio de Janeiro, a política pública já foi lançada no Rio Grande do Norte, no Pará e em Sergipe. A próxima localidade a receber a iniciativa será o Estado da Bahia. A expectativa é de que a Escola de Conselhos alcance todos os estados do Brasil. Nesta primeira etapa, as formações ocorrerão por meio de convênios com universidades federais de várias unidades da federação.

Importante destacar que desde a década de 1990 o IBAM vem desenvolvendo ações de fortalecimento da política de direitos da criança e do adolescente, por meio de projetos de pesquisa, capacitações para técnicos e gestores públicos e privados e assessoria à elaboração de planos decenais, como pode ser conferido no site da instituição.

Pular para o conteúdo