Notícia

Missão Acadêmica Colombiana no IBAM

O IBAM recebeu no Rio de Janeiro uma missão acadêmica do Centro Nacional de Desenvolvimento da Administração Pública (CENDAP), com sede em Medellín, na Colômbia, para intercâmbio de experiências e observatório de boas práticas de gestão pública, com foco nos desafios para o desenvolvimento de capacidades e de liderança responsável e inovadora no contexto atual de demandas e oportunidades para os governos locais.

Para esse módulo internacional do programa geral de atividades que realizam a partir da Colômbia, integraram a missão, além da coordenação acadêmica do CENDAP, 10 servidores das municipalidades de San Andrés e Cundinamarca. Pelo IBAM, além da abertura das atividades feita pelo Superintendente Geral, Paulo Timm, da Diretora da Faculdade IBAM, Cláudia Ferraz, e da coordenadora local do encontro, Mara Darcy Biasi, três palestras foram realizadas. Alberto Lopes proferiu palestra sobre Sustentabilidade e Gestão de Governo no Marco dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Leonardo Mello tratou do tema Planejamento e Evidências para a Tomada de Decisão em Políticas Públicas. Márcia Costa fez uma exposição sobre Capacitação e Tecnologias para o Alcance de Resultados. As apresentações foram ilustradas imagens e citações de exemplos e boas práticas consagradas no Brasil e no mundo.

Cada apresentação foi seguida de debates e ao final o grupo realizou um exercício exploratório sobre oportunidades e desafios para a implementação dos assuntos tratados nas apresentações na Colômbia e no Brasil. Destaque para os aportes da missão colombiana aos debates, buscando situar no contexto do governo central, departamentos provinciais e municípios os avanços a consolidar e os gargalos a superar.

Pular para o conteúdo