No último dia 28, aconteceu a Pré-Conferência da 2ª Coordenadoria da Assistência Social (2ª CAS), que antecede a etapa municipal da Conferência de Assistência Social da cidade do Rio de Janeiro, marcada para os dias 1º, 2 e 3 de julho. O encontro reuniu representantes de um território que abrange 18 bairros da Zona Sul e 9 da Grande Tijuca — com população estimada entre 700 mil e 900 mil habitantes — e foi marcado por reflexões sobre os rumos da política de assistência social e a celebração dos 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Representando o IBAM, Herculis Pereira Toledo dividiu a mesa da palestra magna com a professora Nilza Rogéria, da PUC-Rio, em um diálogo que destacou a importância da escuta ativa, da pactuação coletiva e da gestão integrada para enfrentar as desigualdades e a alta complexidade dos serviços socioassistenciais no território. Em sua fala, Herculis abordou os cinco eixos da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, contextualizando suas implicações para a realidade local e reforçando a necessidade de fortalecer os mecanismos de participação social e o planejamento territorial.
O evento contou com a condução de Luana Prado, coordenadora da 2ª CAS, e com a presença da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Aida Gonçalves Vianna da Silva, que também representa o Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro (Saserj). A Secretária Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro, Marta Rocha, também participou da abertura, reforçando o compromisso da gestão com a ampliação dos direitos e a valorização da política pública de assistência social.
A pré-conferência da 2ª CAS reafirma o papel estratégico do SUAS como um sistema público essencial à garantia da dignidade humana, ao mesmo tempo em que convoca toda a sociedade a refletir sobre seu fortalecimento para os próximos anos.