O projeto teve como objetivo construir indicadores de direitos humanos que possam contribuir para o monitoramento das situações de violação e de garantia de direitos nas políticas públicas locais.
Para o alcance dos objetivos foram realizados estudos e pesquisas sobre o tema dos direitos humanos nos planos de governo nacional, estadual e municipais nesta área e analisado o grau de institucionalização das ações previstas seja na estrutura administrativa seja no orça- mento público.
Em seguida foram oferecidas oficina de planejamento em direitos humanos para 75 municípios distribuídos em 5 regiões metropolitanas.
Numa etapa posterior, por meio do projeto, foi prestada assistência técnica às áreas de Direitos Humanos das Prefeituras Municipais de São Paulo – SP e de Recife – PE na estruturação das áreas e elaboração de agenda de ação. Os resultados do projeto foram consolidados na publicação Gestão Pública Municipal e Direitos Humanos, destinada a orientar as prefeituras municipais brasileiras, aos movimentos sociais e aos agentes do judiciário e do legislativo que estão envolvidos na efetivação das ações em âmbito local.