Projeto

Planos Diretores Institucionais
Local: Diversos
Cliente: Diversos
Período: Anos 2000

Na década de 2000, o IBAM consolidou uma linha de trabalho de apoio a instituições detentoras de grandes áreas territoriais e/ou construídas no meio urbano. O objetivo principal é assessorar na formulação de instrumentos de planejamento físico e territorial dos campi ou conjuntos construídos de tais instituições, bem como no desenho de estratégias e mecanismos de gestão desses espaços.
Em geral, os processos abrangeram diferentes escalas de análise, envolvendo questões internas de cada instituição e a inserção de seus conjuntos edificados na paisagem urbana. A experiência do Instituto nesses planos envolve ainda discussão sobre a gestão do patrimônio histórico cultural, tendo que vista que essas instituições possuem bens tombados a nível municipal, estadual e federal.
As propostas indicam alternativas para o melhor aproveitamento dos espaços físicos das instituições, a partir de novas soluções em infraestrutura na perspectiva de redução de desperdícios e da responsabilidade ambiental, bem como de suas relações com a cidade e a sociedade.

Pular para o conteúdo