Sobre o projeto

Trata-se de programa de capacitação a distância, iniciativa inovadora e de abrangência nacional, destinada a apoiar perfil amplo de segmentos de profissionais, servidores e agentes públicos que que atuam, ou interessados em atuar, no campo dos direitos da pessoa idosa, incorporando novas abordagens e capacidades no contexto das políticas públicas. Também participaram do público-alvo lideranças comunitárias e representantes de conselhos municipais e estaduais do idoso, da saúde e da política de assistência social.
O programa compreendeu o desenvolvimento das etapas de planejamento, produção de conteúdos e plano de comunicação, mobilização do público-alvo e gestão acadêmica on-line de 10 turmas para 1.000 participantes. Cada turma teve a duração de seis(06) semanas e carga horária de trinta(30) horas, sendo o processo de aprendizagem apoiado por Tutoria especializada no tema.
O programa compreendeu o desenvolvimento das etapas de planejamento, produção de conteúdos e plano de comunicação, mobilização do público-alvo e gestão acadêmica on-line de 10 turmas para 1.000 participantes. Cada turma teve a duração de seis(06) semanas e carga horária de trinta(30) horas, sendo o processo de aprendizagem apoiado por Tutoria especiaizada no tema.
Objetivo geral
Implementação de programa de capacitação à distância, em quatro (04) módulos, sobre aspectos relacionados aos direitos da pessoa idosa, para 1.000 pessoas nos 26 estados e Distrito Federal, de forma a ampliar a capacidade de atuação governamental no contexto das políticas públicas. Foram os módulos : i) inclusão e diversidade humana; ii) princípios e marcos normativos dos direitos da pessoa idosa; iii) acessibilidade e autonomia ; iv) políticas públicas e a pessoa idosa. Em razão da grande procura, o programa de capacitação superou as metas previstas. Houve a formação de cadastro preliminar com mais de 1.900 interessados, tendo sido selecionado um total de 1.354 participantes para ingresso nas 10 turmas oferecidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da ENSUR/IBAM (http://www.ensur.ibam.org.br/cursos). Cada participante pode ter acesso ao amplo material didático elaborado especialmente para o programa (cadernos de estudo) por meio da plataforma Moodle, hospedada em servidores próprios dedicados. Os fóruns foram estruturados em torno de assuntos relacionados à prática profissional dos participantes visando a troca de informações e o incentivo ao debate. As contribuições ao fórum foram sistematizadas pela Tutoria, acrescentando-se notas técnicas para reforçar os principais elementos em estudo. Na sequência, eram disponibilizadas para consulta, assim como os vídeos selecionados que despertaram grande interesse entre os participantes. No último módulo, cada participante foi convidado a propor e compartilhar projeto, ação ou iniciativa no contexto de sua realidade local voltada à promoção das pessoas idosas e à garantia de seus direitos, gerando repertório de ideias e práticas no âmbito da atuação profissional dos participantes.