Projeto

PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO FISCAL DO ESTADO DO AMAZONAS
Cliente: Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ/AM - GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS
Período: 2004

Executar programa de capacitação, 16 (dezesseis) cursos, destinados aos servidores do quadro de pessoal da Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ/AM. O Programa SEFAZ Melhor é parte de um dos mais importantes programas de desenvolvimento e fortalecimento institucional desenvolvido pelo Governo Brasileiro. Este programa é ligado diretamente à reforma fiscal que é o PNAFE – Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal para os Estados Brasileiros.

O PNAFE/AM tem como um de seus principais objetivos o aumento da eficácia da administração fazendária estadual. A Secretaria de Fazenda do Estado do Amazonas almejava a implantação de um novo modelo de organização, implementado através de ações estratégicas, de gestão, que assegurasse o cumprimento de suas competências públicas sob a ótica da qualidade, buscando a elevação dos índices de desempenho institucional com pleno atendimento das necessidades e expectativas dos agentes públicos e privados.

Características metodológicas:

  • O programa de capacitação constava dos seguintes temas: Contratos e Convênios – contratação e execução; Regime Jurídico dos Servidores Públicos; Contabilidade Governamental; Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública; Gestão Estratégica de Custos; Revisão Gramatical e Redação Oficial; Elaboração e Análise do Balanço Público; Avaliação de Desempenho; Organização e Instrução de Processos Administrativos; Gestão de Ativos Informacionais; Análise da Receita e da Despesa Públicas; Prestação de Contas e Tomadas de Contas.

Além das exposições teóricas os cursos também trabalhavam por intermédio de exercícios dirigidos, a parte motivacional dos participantes visando a integração dos servidores no programa, como também incentivava a discussão dos pontos fortes e fracos de cada atividade profissional.

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