O Projeto Mulheres e Vereança é o terceiro projeto desenvolvido pelo IBAM com o objetivo de fortalecer a participação das mulheres no mundo da política partidária, que trata o tema Mulheres e Vereança com o olhar voltado para os desafios envolvidos no exercício do cargo e tendo o estado do Rio de Janeiro como objeto de estudo.
O tema foi abordado por meio de pesquisa documental e de campo tendo como marco as eleições municipais pós a Constituição Federal de 1988 até 2022, com o objetivo de reconhecer os espaços municipais que apresentaram e apresentam maiores desafios às candidaturas femininas.
Outro aspecto do projeto diz respeito ao Programa de Mentoria Política, ação que buscou contribuir para o fortalecimento da carreira política de mulheres que desejam se candidatar ao cargo de vereadoras nas eleições municipais de 2024. e teve como foco a resolução de questões inerentes às campanhas políticas que afetam diretamente as candidaturas das mulheres. O projeto, celebrado com a União por intermédio do Ministério das Mulheres, é resultante da Emenda Parlamentar nª 13100018, e terá a duração de um ano.