A ação do Instituto dá-se sob o marco da sustentabilidade e visa aprimorar as capacidades locais dos diversos atores, governo e sociedade. Assim, cria condições favoráveis para que, ao atuarem em conjunto, o governo municipal construa as bases de uma cultura administrativa empreendedora, inovadora.
O Instituto conduz suas ações orientado por comportamento ético e responsável e para um padrão de desempenho voltado à promoção da melhoria da qualidade de vida e à inclusão social, econômica e política da população.
Como uma instituição essencialmente voltada à promoção do desenvolvimento institucional dos Municípios e da cidadania, o IBAM reafirma seu compromisso com a promoção e o respeito aos Direitos Humanos, conforme estabelecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nas convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e nos tratados ratificados pelo Estado brasileiro.
Esse compromisso orienta nossas práticas institucionais e as relações com colaboradores, parceiros e o setor público, promovendo condições de trabalho dignas, o combate ao assédio e à discriminação, bem como o fomento à diversidade, à equidade e à inclusão.
O IBAM está em constante aprimoramento de suas políticas internas, com vistas ao fortalecimento da cultura de integridade e da responsabilidade social em sua atuação.