Entre os dias 2 e 3 de julho, agentes públicos, pesquisadores, consumidores empresariais e provedores de soluções se reúnem em São Paulo, durante o 10º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética e ExpoEficiência, promovido anualmente pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) e que tem o apoio do IBAM.
O Instituto foi uma das organizações convidadas para apoiar o evento devido à relevância do trabalho que desenvolve com os gestores públicos para a adoção da eficiência energética nos planos e políticas públicas voltadas para a gestão energética, especialmente dos Municípios e Governos Estaduais.
Durante o COBEE 2013 os participantes poderão ampliar os debates sobre as oportunidades existentes no Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf) e o desenvolvimento de ações rumo a concretização dos objetivos propostos para os vários segmentos envolvidos. Outro assunto em debate será a implantação da ISO 50.001 em organizações e os reflexos positivos nas cadeias produtivas. Além disso, serão abordados os potenciais e competitividade da cogeração, a eficiência em processos industriais (térmicos e elétricos), a viabilidade de novas fontes de energia e tecnologias em sistemas de iluminação e de controle de cargas, a eficiência no uso e reúso da água em programas de eficiência e construções sustentáveis.
Como nos anos anteriores, nesta edição as palestras serão apresentadas por representantes de ministérios e outros órgãos do governo, além de profissionais de empresas nacionais que atuam no setor. No primeiro dia haverá palestra magna com o tema “O Brasil Eficiente e Sustentável”, ministrada pelo jornalista André Trigueiro.
Paralelamente ao COBEE, ocorre a ExpoEficiência, uma feira na qual são apresentados os mais novos equipamentos, tecnologias, produtos e serviços voltados à eficiência energética, que nesta edição reúne mais de 50 expositores.
Mais informações sobre o Congresso podem ser obtidas no site www.cobee.com.br