Notícia

27 de Novembro – Dia Nacional da Educação a Distância

IBAM investe em cursos a distância e põe a serviço da boa administração as possibilidades de ensino virtual. No Dia Nacional da Educação a Distância, Márcia Costa, Coordenadora do Programa de Educação a Distância da Escola Nacional de Serviços Urbanos (ENSUR/IBAM), em entrevista ao jornalista Alexandre Peconick, fala sobre o investimento do IBAM em EAD para oferecer aos Municípios as possibilidades do Ensino Virtual.

Quais são os diferenciais dos cursos a distância e do método EAD oferecidos pelo IBAM?
Inicialmente é importante mencionar que o IBAM é uma instituição técnica com larga tradição no desenvolvimento de conteúdos para capacitação que procura combinar reflexão crítica e orientação para ação. Isto acontece em decorrência da prática acumulada pelo seu trabalho de assessoramento aos municípios em várias políticas setoriais que hoje estão presentes na agenda de compromissos do governo local.  Normalmente os participantes buscam no IBAM  além de conhecimentos atualizados, a segurança jurídica das soluções e como elas de fato podem ser implementadas. Nos últimos anos, a oferta de capacitação na modalidade a distância tem crescido e o método hoje adotado resultou de lições aprendidas em projetos (alguns em larga escala) em que o Instituto vem sendo executor desde o início da década. O nosso modelo de curso estimula a interação e a troca entre os alunos, que são servidores públicos das mais diversas regiões. Os cursos oferecem chats e fóruns de discussão. Trata-se de uma grande oportunidade de aprender com a experiência dos colegas, mesmo sem poder conhecê-los fisicamente. Trata-se de um processo no qual a troca de experiências é estimulada. Os fóruns abrem espaços para que os alunos contem suas vivências nos respectivos municípios. Um segundo diferencial é que os nossos professores, sejam os que atuam como conteudistas ou os que atuam como tutores, dispõem de uma vivência prática em projetos nos municípios. Nos cursos EAD do IBAM teoria e prática se harmonizam e se somam.

Algumas pessoas e instituições ainda se sentem um pouco inseguros em relação à eficácia dos cursos a distância no que concerne à transmissão, absorção de conhecimentos e interatividade. O que você pode dizer para tranquilizá-los a este respeito?
É natural que pessoas e instituições que não conheçam o método se sintam inseguros.  Acreditamos no IBAM que as duas formas de ensino, presencial e a distância, podem se combinar. Os métodos não se excluem, ao contrário, são muitas vezes, complementares. A quem ainda não conferiu, posso dizer que os métodos possuem características diferentes, mas em ambos a questão da interatividade poderá ou não ser adequadamente tratada. Não é uma questão do método de ensino, mas da arquitetura do curso como um todo. Algumas vezes, a interatividade no curso a distância é até maior que a de um curso presencial.

Como são oferecidos esses cursos a distância pelo IBAM?
Utilizamos uma plataforma livre, na qual disponibilizamos dois tipos de cursos: os cursos com apoio de tutoria especializada e os de autoinstrução . Nos dois casos o aluno recebe material didático que inclui caderno com os textos de estudo e o manual do curso. Os cursos podem ser realizados on-line, mas oferecem ao aluno a opção de fazer download do material de estudo caso ele não tenha facilidade de acesso e qualidade na conexão à internet. É importante lembrar que em muitos municípios, e em determinadas regiões do País, a disponibilidade e o acesso à internet ainda se mostram limitados. Além disso há que se destacar que os cursos oferecidos estão relacionados a áreas temáticas como direito, gestão pública e técnicas de governo, finanças públicas e políticas voltadas para o desenvolvimento econômico, social e urbano-ambiental das nossas cidades. E como os nossos cursos a distância também permitem que o aluno faça o download do material e se conecte apenas em situações específicas, como envio de avaliações, chats e fóruns, por exemplo, os Municípios onde o acesso à Internet é restrito ou tem alto custo também podem ser beneficiados.

E como acontece a adaptação da estrutura dos cursos presencial para o curso a distância?
No curso presencial o professor percebe a necessidade do aluno em tempo real, pois tem o recurso visual. Já nos cursos a distância, o texto tem que “dialogar com o aluno”, deve ser provocativo, esclarecedor, estimular a crítica e análise da realidade para aplicação dos conceitos e técnicas transmitidos; o que significa o uso de recursos visuais como hyperlinks, imagens, vídeos, sons, entre outros. No desenvolvimento dos textos de estudo e na definição da estrutura do curso, os conteudistas interagem e têm o apoio da equipe pedagógica composta por profissionais especializados no desenho instrucional e no processo de criação e adaptação de conteúdos para web.

E o que significa o curso a distância para os Municípios em estados longínquos, como os da região amazônica ou do pantanal?
O Brasil é um país continente. Aqui, a oferta de cursos a distância, além da redução das despesas e do tempo com deslocamento dos servidores, permite maior capilaridade. Na prática conseguimos alcançar maior número de municípios e pessoas. Só para citar um exemplo, em nossos cursos é comum termos alunos de diversas regiões e estados. Importante destacar, no Dia Nacional da EAD, a importância da educação a distância como veículo de inclusão social. O que estamos fazendo é utilizar o potencial da educação a distância para profissionalização continuada dos servidores e melhoria da qualidade da Gestão Pública Municipal.

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