Notícia

8 de março: dia internacional da mulher

A partir da onda de retrocessos de direitos e das diversas denúncias de cruéis casos de violência contra as mulheres em todo o mundo, duas importantes feministas, Angela Davis e Nancy Fraser lançaram um manifesto convocando todas as mulheres para uma greve internacional neste dia 8 de março.

A paralisação e a ocupação das ruas são significativas formas de dar visibilidade ao agravamento das várias desigualdades históricas entre homens e mulheres não só relacionadas às condições de trabalho, mas também à sub-representação das mulheres no poder, à violência sexual, dentre outros aspectos.

No Brasil, uma das principais bandeiras desta manifestação tem sido o projeto de reforma da previdência social que iguala a idade de aposentadoria entre homens e mulheres, sem levar em consideração a questão da dupla jornada de trabalho feminina. Mesmo trabalhando mais horas, uma vez que realizam tarefas produtivas e reprodutivas, as brasileiras devem se aposentar mais tarde.

Nós do IBAM reafirmamos o compromisso com as políticas públicas de estado que promovam a igualdade entre homens e mulheres. As vidas das mulheres importam sim!

Pular para o conteúdo