Nos dias 5 e 6 de junho de 2014 no âmbito do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – Municípios do Bioma Amazônia as equipes do IBAM, do Instituto do Homem e Meio Ambiente – IMAZON e do Instituto Centro de Vida – ICV se reuniram na Associação Comercial do Rio de Janeiro, no Centro da Cidade, para apresentação de seus trabalhos relativos às tecnologias desenvolvidas para a melhoria da gestão ambiental municipal.
O encontro foi aberto pelo Superintendente Geral do IBAM, Paulo Timm, que destacou a relevância do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental para a atuação do IBAM no bioma Amazônia, e os ganhos de se trabalhar em cooperação, visando buscar sinergias de ações para potencializar os resultados. A Coordenadora Geral do Programa e Diretora do IBAM, Tereza Cristina Baratta, fez uma breve apresentação, focando inicialmente a importância da adoção das tecnologias de informação para a melhoria da gestão ambiental e em seguida o mérito dos programas de capacitação a serem desenvolvidos.
O IMAZON, representado pela diretora executiva Andréia Pinto, e pelo pesquisador Amintas Brandão, apresentou o sistema que estão desenvolvendo, baseado em software livre, em ambiente de rede social, para que a gestão ambiental na esfera municipal possa se realizar de maneira mais eficiente, especialmente no que diz respeito ao licenciamento, monitoramento e fiscalização, e à implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de proporcionar uma visão global quanto a importância das reservas legais, criando corredores ecológicos mais coerentes no âmbito ambiental e de sua contribuição para a dimensão econômica dos Municípios.
O ICV, representado pelo Coordenador do Núcleo de Geotecnologias Ricardo Abad, e pelos analistas Vinicius Silgueiro e Saulo Silva, expôs sistema que tem características semelhantes às do IMAZON, incluindo um aspecto voltado para a participação, consulta ou controle por parte dos cidadãos, trazendo transparência e simplicidade para os órgãos municipais e a sociedade civil. Eles também exploraram o aspecto de fortalecimento da sociedade civil organizada como condição de sucesso para o sistema.
A consultora Ambiental Iara Velaques apresentou a experiência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – FEPAM-RS na criação de um sistema de Gestão Ambiental Integrado.
Na oportunidade, o consultor em Gestão Socioambiental Octavio da Costa Neto apresentou as linhas mestras das capacitações do Programa de Qualificação Ambiental do IBAM, com recursos do Fundo Amazônia/BNDES.
Ao final do encontro, após confirmação da cooperação entre as três instituições, foi construída uma agenda de trabalho a ser desenvolvida a partir de agosto, com a visita dos representantes das instituições a Belém para conhecerem in loco os sistemas em desenvolvimento.