Notícia

Alunos realizam colóquio “Boas Práticas nos Municípios Brasileiros”

Com objetivo de possibilitar aos discentes da Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, curso promovido pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP em parceria com o IBAM, o compartilhamento de experiências exitosas de seus Municípios, foi desenvolvido, pelos próprios alunos, o colóquio “Boas Práticas nos Municípios Brasileiros”, no dia 5 de abril, na ENAP.

Para tanto, foi aberto espaço para apresentação, mediado pela Associação Brasileira de Municípios – ABM, aos demais alunos do curso, professores convidados e outras áreas da Escola com interesse em conhecer tais experiências. A apresentação dos alunos foi aberta com exposição da Coordenadora do curso pela Enap, Bruna da Paz Tenório.

A mediação do encontro foi realizada por Eduardo Tadeu, Diretor Executivo da ABM, que destacou a relevância de iniciativas com esta na formação e qualificação de gestores municipais em prol do desenvolvimento sustentável. Mara Biasi, Assessora da Superintendência Geral do IBAM e Coordenadora Pedagógica do curso, participou do colóquio, pontuando a relevância da rica troca de experiências entre os gestores dos 76 Municípios que participam da especialização.

Após as apresentações, foram realizados debates que correlacionaram práticas com ODS estudadas no curso.

Participantes que apresentaram boas práticas no colóquio:

Mesa 1
Mário Rômulo Calado de Souza (Camaragibe – PE) – Programa Camaragibe da Paz.

Gabriela Pinheiro Lima Chabbouh (São Paulo – SP) – Monitoramento de demandas judiciais em saúde e propostas de soluções administrativas.

Roberto do Nascimento da Silva (Fortaleza – CE) – Plano Fortaleza 2040.

Adriana Ramos de Oliveira Abreu (Lorena – SP) – Oferta de parto adequado, reduzindo número de cesarianas sem indicação.

Mesa 2
Desirée Silva de Queiroz (Rio de Janeiro – RJ) – Educação digital em territórios de favela.

Claudinéia Ferreira Jacinto (Belo Horizonte – MG) – Observatório do Milênio.

Vivian Caldas Magalhães Franco (Andradas – MG) – Projeto Sabor das Cores.

Elaine Marisa Andriolli (Novo Barreiro – RS) – Programa Novo Barreiro Sustentável: Dever de Todos.


Mesa 3
Luis Felipe Braga Kronbauer (Consórcio Intermunicipal Catarinense – CIMCATARINA) – Licitação Compartilhada e Planejamento de Cidades.

Clélia Martins de Almeida e Maria do Perpetuo Socorro de Almeida (São Tomé – RN) – Projeto Mulheres Seguras, prevenção e combate à violência contra mulheres.

Silvia Maria de Paiva (Pacajus – CE) – Qual a Cor do Preconceito? Como diminuir os impactos do racismo na infância.

Alan Juliano da Rocha (SE) – Exclusão Multimensional e Justiça Espacial em Sergipe.

Mesa de abertura com Eduardo Tadeu, Diretor Executivo da Associação Brasileira de Municípios – ABM

Mesa 1, com a aluna Gabriela Pinheiro Lima Chabbouh, de São Paulo, que apresentou a boa prática “Monitoramento de demandas judiciais em saúde e propostas de soluções administrativas”.

Desirée Silva de Queiroz, do Rio de Janeiro, apresentando a boa prática “Educação digital em territórios de favela”, na mesa 2.

Na mesa 3, Luís Felipe Braga Kronbauer, de Santa Catarina, apresentou a boa prática “Licitação compartilhada e planejamento de cidades”.

Pular para o conteúdo