A Municipalidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, através do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat), acaba de anunciar a lista das 12 melhores práticas premiadas na edição de 2012 do prêmio internacional que promove a cada dois anos.
A premiação se apoia em uma rede de instituições atuantes em distintas regiões do mundo, sob a coordenação do UN-Habitat, que identifica, avalia e colabora na inscrição das candidaturas ao prêmio de Dubai. A América Latina e o Caribe contam com o trabalho, já de 15 anos de atividades, do Fórum Iberoamericano e do Caribe sobre Melhores Práticas (www.mejorespracticas.ning.com), integrado pelo IBAM.
Foram inscritas na premiação, no total mundial, 360 práticas, sendo 160 da América Latina, incluindo 30 do Brasil. Primeiramente, foram selecionadas 105 práticas de todo o mundo. Dessas 105, 45 foram da América Latina, sendo 10 do Brasil. Um Comitê Técnico Assessor (TAC), cuja composição contou com a indicação pelo IBAM de uma representante do Brasil, selecionou então 48 práticas do total mundial para o Júri Final. Dessas 48, 19 eram da América Latina, sendo oito do Brasil. Vale registrar que dessas oito práticas brasileiras que foram ao Júri Final, sete haviam sido premiadas pela Caixa na sua premiação de 2011. No resultado final agora divulgado a prática brasileira premiada estava nesse último grupo da Caixa.
As práticas premiadas, por região do mundo e seus respectivos paises, são as seguintes:
África
Burkina Faso – Habitação confortável para África Sub-Sahariana
Quênia – Empoderamento de mulheres em rigoroso ambiente climático e sociocultural
Estados Árabes
Emirados Árabes Unidos – Melhores práticas da linha vermelha do metrô de Dubai
Líbano – Operação Associação Big Blue
Ásia e Pacífico
Camboja – Revolucionando o mercado rural de saneamento
China – Toalete público da cidade de Linfen melhorando as condições de vida e o ambiente humano
Europa e ex-Estados Soviéticos
Espanha – A Cidade das Crianças: participação das crianças como base para a cidadania
Portugal – Esportes me inspiram
América Latina e o Caribe
Brasil – Conservador das águas (Município de Extrema – MG)
Uruguai – Programa de jardins vegetais orgânicos nas escolas
Chile – Um teto para o meu país
América do Norte
Canadá – Apartamentos de Chapelview
As práticas de Burkina Faso e do Chile foram premiadas na categoria de Transferência de Melhores Práticas, uma modalidade fortemente incentivada pela rede de instituições que, como o IBAM, apaiam várias iniciativas de premiações no mundo.
Mais informações poderão ser encontradas no sítio da premiação na WEB (http://dubai-award.dm.gov.ae) ou no sitio www.bestpractices.org. O sítio da Prefeitura de Extrema – MG, que teve a única prática premiada do Brasil, é www.extrema.mg.gov.br.