Gestores públicos federais, estaduais e municipais e fornecedores de bens de consumo vão se reunir no próximo dia 12 de junho no debate “Compras Públicas Sustentáveis no Estado do Rio de Janeiro: Fazendo Acontecer”, sediado pela ALERJ – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Serão quatro mesas debatendo e discutindo os desafios das compras públicas, como, por exemplo, a legislação nos termos de referência, da certificação e da análise do ciclo de vida dos produtos. Além disso, serão apontados: a construção sustentável e a alimentação e cases de sucesso.
“São painéis de curta duração, mas que buscam apresentar a complexidade do tema e como ele é multifacetado”, coloca Geiza Rocha, subdiretora-Geral do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora do evento.
De acordo com o Portal de Compras do Governo Federal foram adquiridos, de janeiro a novembro de 2012, aproximadamente R$ 29,4 milhões em bens e serviços com critérios ambientais (200% mais que em 2010). Hoje são mais de 750 itens cadastrados como sustentáveis no Sistema Federal de Catalogação de Material. “Mas isso é apenas uma pequena parte do potencial que a economia verde possui. Se somarmos as compras feitas pelos estados e pelos municípios, que estão construindo as bases legais para que elas possam ocorrer, isso acaba impulsionando uma mudança importantíssima no mercado como um todo, tornando-o mais sustentável, e se refletindo em toda a sociedade”, explica Geiza.
O evento é gratuito. Para inscrever-se basta encaminhar e-mail para forumdesenvolvimentorj@gmail.com informando telefone de contato, nome completo, instituição e cargo. Para mais informações ligue para (21)2588-1352.